Capellini com manjericão, ricota defumada e pimentões assados

Image and video hosting by TinyPic

Essa massa veio direto da maravilhosa cozinha da Patricia Scarpin, minha amiga, uma menina doce e que faz doces como ninguém! Pat eu fiquei fã numero um desse molhinho, aí Jesuis não preciso dizer que as receitas da Pat são de extrema confiança né?! Bom mas falando sobre a receita, lá ela usou o espaguete, aqui eu utilizei o capellini que é uma massinha que ando arrastando um bomde por ela ultimamente (risos). Também pela foto da Pat eu notei que a ricota dela parece ser macia, eu nunca comprei ricota defumada macia, então ralei a minha num ralinho fino por cima da massa e ficou uma maravilha. Pat, muito obrigada por dividir comigo essa delícia viu?! A receita na integra você vê aqui! Gente e me perdoem as fotos, pois fotográfar macarrão é muito dificil (risos), mas acredito que dá pra vocês notarem a textura do molho que é perfeita gruda na massa não fica escorrendo é realmente uma delícia!

  • 4 pimentões vermelhos
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de vinagre balsâmico
  • 125 g de manjericão (como hoje não tinha só ultilizei um pouquinho de salsinha)
  • 400 g de capellini ou espaguete
  • 150 g de ricota defumada

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Pincele os pimentões com um pouquinho de azeite, corte-os ao meio no sentido do comprimento e coloque-os em uma assadeira – o lado cortado virado pra baixo.
Asse por 20 minutos ou até que a casca escureça bem e pareça queimada. Coloque os pimentões ainda quentes num saquinho plástico ou numa tigela e cubra com filme PVC. Deixe-os esfriar completamente e então remova as sementes e a casca.
Coloque a polpa restante num processador e junte o vinagre e 10 folhas de manjericão; tempere e processe. Acrescente o líquido que sobrou na assadeira (se houver) e um pouco de azeite e vá processando até obter consistência de molho.
Coloque o molho numa panela grande e leve ao fogo baixo para mantê-lo aquecido.

Cozinhe o espaguete até ficar al dente; escorra a massa e despeje-a na panela com o molho de pimentão. Esfarele metade da ricota sobre o macarrão e misture levemente todos os ingredientes.

Sirva com o manjericão restante e salpique a outra metade da ricota esfarelada por cima.

Image and video hosting by TinyPic

Anúncios

34 comentários sobre “Capellini com manjericão, ricota defumada e pimentões assados

  1. Antes de mais um beijinho de agradecimento pelas suas doces palavras no meu blog!!! Eu e a Teresa gostamos muito, mas muito!Quanto a este prato, deve ser uma del[icia. O problema prende;se com o pimento, que eu adoro, mas que os meus detestam…beijinhos

  2. Sonia T disse:

    Pelamor,Se vc acha que a foto não está boa, por favor não tente melhorar. Assim como está já me deu água na boca.Realmente deve ficar muito bom com o molho bem grudadinho na massaFarei…Bjão

  3. Mto tempo atrás fiz com os amarelos, mas agora quero fazer com os vermelhos!Querida vc anda sumida, espero que esteja descansando e aproveitando este final de ano!bjocas,Nina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s