Pão de coco e leite condensado

Image and video hosting by TinyPic

Essa receita vem da cozinha da Akemi, amiga isso aqui está virando uma cópia bem baratinha da sua cozinha (risos). Em Minas Gerais esse pão se chama forróbodó e é muito comum por lá, acho que em Sampa as fatias são cortadas mais fininhas e são chamados de Fatias Húngaras, bom o fato é que esse pão doce é maravilhoso e as rosinhas vão se desenrolando pois a massa não gruda uma na outra por conta do recheio de coco e leite condensado.

Esse pão doce é para recepcionar minha amiga-irmã Jeane, como vocês poderam notar a cozinha cresceu e agora conta também com os pitacos dessa minha fofa amiga que vai descrever aqui o que anda comendo em sua moradia fora do Brasil. Eu quero dizer que estou feliz por demais com sua chegada viu amiga?! E peço desculpa por não ter feito o post antes, mas ela sabe que andei ausente daqui por bom motivo e os amigos de verdade compreendem os momentos atribulados que passamos. Minha querida e agora parceira seja muito, muito bem vinda!

1 lata de leite condensado
1 lata de água
100g de manteiga sem sal amolecida
5 ovos
2 colheres (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) rasa de sal
1 kg de farinha de trigo comum peneirada (aproximadamente)

Recheio:

1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara de coco ralado

Coloque no copo do liquidificador o leite condensado, a água, a manteiga, 4 ovos, o fermento e o sal. Bata até ficar tudo bem misturado. Despeje numa bacia e vá juntando farinha aos poucos. Vá misturando com colher de pau. Quando a massa ficar mais pesada, despeje na mesa enfarinhada e vá sovando até soltar das mãos, juntando mais farinha se preciso.
Devolva a massa na bacia, cubra com filme plástico e deixe crescendo em lugar abafado até que dobre de volume, cerca de uma hora. Divida a massa conforme o formato desajado ( eu dividi em duas partes e depois abri cada uma num retângulo até ficar na espessura de 1 cm, espalhei o recheio deixando sem as laterais e no final, enrolei como rocambole e cortei em fatias grossas de 3 cm).
Recheie ou apenas modele e disponha numa forma forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente até dobrar de volume. Pincele levemente com o ovo reservado batido e leve ao forno pré-aquecido a 180oC até que fique dourado.

Para o recheio, é só misturar o coco com o leite condensado. No final, depois de pincelar a massa com ovo, joguei um pouco de coco ralado grosso por cima.

*Meus pitacos na receita: A receita a cima está inteira eu fiz meia receita e me rendeu esse paõ pequeno numa forminha de coração e outro da próxima foto. Quando abri a massa passei um tantinho de manteiga em temperatura ambiente e sem sal e só depois coloquei o recheio. Pincelei com leite e polvilhei coco ralado. E depois retirar o pão doce do forno derramei um tantinho de leite condensado e pronto.

Image and video hosting by TinyPic

Anúncios

42 comentários sobre “Pão de coco e leite condensado

  1. Janna Joaninha você pode fazer a massa na máquina sim dá certinho.Letrícia e eu não poderia ter uma companhia melhor que a sua, adoraria viu?!

  2. eu amo essa rosca de coco com leite condensado. Tinha uma epoca que deu febre na minha mae pois ela fazia toda semana. chegamos ate a enjoar mas hoje voltei a gostar novamente. esses dias fui num cafe brasileiro e tinha mas estava muito seco.vou tentar fazer um dia desses. ficou lindo Eliana.beijinhos

  3. Vivian depois não esqueça de voltar pra deixar aqui seu parecer em?! risos Obrigada querida!Márcinha querida vai faltar você! 😦Andrea Domingas obrigada minha linda! Olha se fizer depois me conte como foi em?!Natércia minha amiga então chegou no lugar certo. heheheLeila realmente esse pão doce tem que ser bem molhadinho, do contrario não rola. hihihi

  4. ui que coisinha boa. eu já tentei fazer uma vez, mas a massa ficou tipo cola e só com alguma farinha é que a coisa deu. vou tentar sua receita por isso. obrigada por postar uma coisa tao boaaaaaaa 🙂

  5. BEm, eu já fiquei babando o blog da Akemi, agora estou aqui babando…Humm. vou arrumar as malas, estou indo para aí e quero um pão desses para me receber!!!!Bjs

  6. Eliana querida…..Poxa vc nem sabe o quanto procurava seu cantinho….quando entrava nos seus comentários não tinha diretamente o link do blog…não permitia acessso….agora te achei e não largo mais. Estou com saudades de ti lá no Sopa….Bjcas.

  7. Oi, amiga, adorei este pão doce, vai bem demais com um café, um bom papo. Você é ótima anfitriã! E vou lá conhecer o blog da Jeanne, que ja´gostei pelo snap shots!bjs, fica na Paz do Senhor!

  8. Você e a Akemi sempre arrasando!Seu pão está de lamber os dedos, só uma coisa o fermento que usou foi o granulado?E que bom que você ter mais alguém por aqui.Beijos

  9. Eliana mas que maravilha é esta??!! Fiquei aqui a babar-me toda em frente ao ecrã… Adorei a receita deste pão, eu sou completamente doidinha para fazer receitas de pão por isso vou já tomar nota desta para fazer.Lindo o pão!!Beijinhos

  10. Que delícia deve ser esse pão. Vou ter que fazê-lo. E vai ter que ser esse final de semana…HHHuuummmmObrigada pela receita e Parabéns pelo Blog.Bjos

  11. Meninasó por esse seu post vou ter que virar sua leitora assídua…eu não tenho muito talento para cozinhar, então quase não entro em blogs culinários, pelo menos não para pegar receitas… rs só para apreciar mesmo…Mas acredita que sou louca de morrer por esse paozinho que eu o conheço por forrobodó tb…e no paraná chamavamos de Fatia Húngara. Mas me mudei há 4 anos para SC e aqui a gente não acha em nenhuma padaria….Menina to para morrer aqui de água na boca, rsjá te add aos meus favoritos…vem cá, será que não para me mandar unzinho pelo correio…rsbeijossssIngrydhttp://www.guiaportal.com.br/blog

  12. Lica, imagina uma pessoa vendo esse pão no domingo à tarde e com fome? Então, sou eu!Que coisa mais linda, menina!Quer meu endereço p/ me mandar um pedaço? heheBeijinhos

  13. Eliana, você com suas mãos de fada tranformam qualquer receita! Seu pão doce está maravilhoso, parece que se passar o dedo na tela vai vir leite condesado junto!!! Nhammmm!E amanhã é dia amigaaaaaa!!!!rsssVocê estará conosco no almoço querida! 😉Beijocas

  14. Até eu gostaria de ser recepcionada com essa delícia… domingo chuvoso tava quase indo pra cozinha fazer esse pão, só não fui porque a preguiça foi maior..quero te dizer que se vc anda fazendo cópia da Akemi, eu então estou te piratiando…entre outras, sexta fiz a “Canjiquinha com Cstelinha de Porco”, ficou deliciosa. Nos blogs se cria, e muitas vezes se copia…hehehehe.(Lavosier vai se revirar na tumba)Beijos!!!

  15. Laurinha pode se servir! HeheNysa olha eu não tive dificuldade com essa receita, mas qualquer problema pode me procurar que tento te ajudar. Obrigada pela dica do aparelho!Nereime esse pão doce é tudo de bom! Muito obrigada pela visita!Smas pode chegar que o pão vai estar quentinho a sua espera. HeheSemente de Sésamo depois me conte o que achou?!Luciana minha querida amiga, muito obrigada!Marizé muito obrigada!Fabrícia olha como são as coisas eu não saio do Sopa sou fã número um do seu cantinho! Muito obrigada!Fabi obrigada por todo o carinho! Cláudia estou com saudades de ti amiga?!Nani foi sim, o fermento quimico seco.Filipa fico realmente muito feliz que gostou da receita!Cozinhar com os anjos estou feliz que esteja bem querida, e já voltando a visitar os blogs, estou aqui se precisar de alguma coisa viu?!Simone não esqueça de voltar e nos contar o que achou da receita?!Patrícia Scarpin depois me conte amiga, olha a massa desse pão é tão fofa e saborosa a muito tempo não comia um pão doce tão saboroso!Iliane temos que nos encontrar e dividir um pão doce e uma caneca de café. RisosZete muito obrigada por esse carinho! Esse carinho não tem preço.Ingryd olha e saiba que a cozinha é sua, e estou sempre a sua espera com uma mesa posta e café quentinho ou comida feita na hora. Muito obrigada pelo carinho, vou te visitar também!Agdah só um pedaçinho não vai fazer mal. HeheheJuliana se não morar tão longe, mande o endereço que mando o pão doce. HeheheAkemi que emoção, vai ser um dia lindo, pode estar um dia chuvoso ou escuro, tudo vai ser claro e ensolarado, não tenho dúvidas amiga.Goreti já ri aqui com seu comentário, mas sabe que é bem verdade?! Obrigada querida!Jê minha querida amiga, você sabe que a cozinha é sua né?! Estou a sua espera!

  16. ponto-de-perola disse:

    Eliana,Adorei o seu pãozito…deixou-me a babar,nunca fiz mas este está a dar-me tentaçoes de experiencia, receitinha copiada…bjocas,janeca!ps/Adoro o seu blog,Parabens.

  17. Geanne disse:

    Oi, eu fiz o pao, mas a massa nao cresceu..buaaaaaaaaaaa sera que e porque eu nao coloquei a agua quente?? Eu sou aprendiz na cozinha..kkkk a massa solou mas eu comi os paezinho assim mesmo..hehehe ficou ate com uma carinha bonita. Amei seu blog, ja vou por nos meus favoritos…

  18. Geanne – Que pena, sabe que tenho uma amiga que está passando pelo mesmo problema, ultimamente os pães dela não tem crescido e estamos juntas tentando descobrir o que está acontecendo. Olha a água morna é muito bom, pois ela ajuda a despertar o fermento, deixar a massa repousar num local mas quentinho e bem tampadinha também é bom. Qualquer coisa que precisar me escreva que tento ajudá-la. Muito obrigada pelo carinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s