Cupcake de azeitonas

Image and video hosting by TinyPic

Como assim cupcake salgado?! É meninas esse é nosso jeitinho brasileiro ou melhor é a mais pura criatividade do brasileiro aflorando e como eu não vou entrar no mérito da questão (aquele do existir ou não – do ser fiel a receitas ou não), quero apenas passar pra frente uma maravilhosa massa de pão – uma textura super macia uma massa que rasga a um leve toque – fora o recheio que achei super saboroso e simples. Então quero deixar claro que esse pãozinho é imperdível.

Eu ia tirar foto do pãozinho aberto mas devo contar que minha casa “graças a Deus” é sempre cheia de crianças e as vezes é impossível controlar a fome dos pequenos e sendo assim não tive tempo de garimpar um pãozinho aberto. Mas podem confiar no recheio que é realmente bastante gostoso.

  • 1/2 copo americano de leite integral
  • 4 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 copo americano de açúcar
  • 5 ovos
  • 1 tablete de manteiga (200g)
  • 2 tabletes de fermento biológico (30g)

Recheio

  • 1/2 xícara (chá) azeitonas verdes picadinhas
  • 1/2 xícara (chá) azeitonas pretas picadinhas
  • 200 g de queijo cremoso
  • 250 g de queijo parmesão ralado grosso

Preparo – Separe todos os ingredientes e ligue o forno em temperatura 180 g. Esfarele o fermento biológico, pegue uma colher (sopa) da farinha de trigo já medida e acrescente no fermento – misture bem – junte um pouco do leite já medido para receita e misture bem, tampe e deixe fermentar até criar bolhas. Coloque na batedeira todos ingredientes secos – depois a mistura de fermento os ovos e vai batendo e acrescentando o leite aos poucos – quando a massa ficar toda unida, abaixe a velocidade da batedeira e acrescente a manteiga cortada em cubos aos poucos – depois de misturar todos ingredientes e da massa batida ela deve ficar com a textura elástica e até grudenta – nesse momento tampe a vasilha da batedeira e deixe a massa crescer – depois de dobrar de volume é hora de moldar e rechear os pãozinhos. Para o recheio basta misturar as azeitonas o queijo cremoso e 100g de parmesão misture bem e com auxilio de uma colher vai recheando os pães. Unte as mãos com óleo vegetal, pegue um pouco de massa abra como se fosse um disquinho de pizza, coloque o recheio – feche as pontas e coloque na forminha de papel e faça isso com toda a massa. Depois pincele com ovo batido, polvilhe parmesão ralado e coloque um pedaçinho de azeitona em cima – deixe crescer novamente e depois é só levar ao forno até dourar.

* o copo utilizado na receita é 200ml
* a xícara é de medida e não de jogo de chá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s