Risoto de limão

Image and video hosting by TinyPic

O tempinho agora permite uma chama a todo vapor e até mesmo um forno bem quentinho e isso significa que esta aberta a temporada de risoto, sopas, caldos, creminhos, pães e bolinhos e isso também quer dizer que minha casa volta a ficar perfumada com cheirinho que exala da minha pequena e preciosa cozinha o que faz meu filhote mais velho por vezes vim correndo do seu quarto perguntar assim ; Mamãe o que você está fazendo na cozinha? Que cheiro bom! rs

  • 60 g de manteiga
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 300 g de arroz para risoto
  • 1 litro de caldo de legumes
  • raspa da casca e suco de 1/2 limão-siciliano
  • 1 gema de ovo
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, mais um pouco para polvilhar
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite com alto teor de gordura
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora – de preferência branca

Aqueça numa panela de fundo pesado metade da manteiga, o azeite e deixe a cebola suar, tomando cuidado para essa cebola não pegar no fundo da panela (não deixar dourar). Coloque o arroz, mexendo para ficar bem impregnado com a manteiga e o azeite de oliva. Enquanto isso, aqueça o caldo em outra panela e o mantenha em fogo brando. Ponha uma concha de caldo no arroz e mexa até o caldo ser absorvido. Junte outra concha e mexa outra vez. Vá repetindo e continue a mexer até o arroz ficar al dente. Talvez não seja necessário usar todo o caldo, mas pode ser também que ele não seja suficiente, e então você terá de completar com água quente. Com o arroz já no ponto, junte as raspas de limão ao risoto. Em uma tigela pequena, bata a gema o suco de limão, o queijo parmesão, o creme de leite e a pimenta. Com o risoto pronto – tire do fogo e junte a mistura de ovo e limão, o resto da manteiga corrija o sal. Sirva regado com azeite e polvilhado com queijo parmesão.

*Fonte – Nigella Bites

Publicidade

12 comentários sobre “Risoto de limão

  1. Ahh em casa também já começou a temporada de inverno.. rs..
    Comecei com uma sopa de cebola que eu publiquei no blog e não sobrou nem uma colher para contar história.. rs.
    eu amoooo risoto e tenho uma caixa fechada de arroz para usar!!!

  2. Lica,
    Que maravilha de risotto…. Fiquei a babar, que ideia maravilhosa : ) Adoro cítricos e este nunca provei.
    Vou levar esta receita comigo e ja.

    Obrigada por passar no meu blog, se não via esta delicia. A minha lista dos blogas que sigo ainda continua com problemas.

    Beijinhos e obrigada pela receita!

  3. aqui o tempo tem tendencia para aumentar a temperatura e tem sido asssim mas agora baixou. logo uma boa oportunidade para voltar a cozinha e fazer uam maravilha assim:-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s