Éclair ou bombinhas

Esse é sem dúvida um doce muito procurado nas docerias por aí – mas aqui no Brasil é mas conhecido como “Bomba” mas o mesmo veio da França e acredito que seja um dos doces mais antigos de lá. Além de charmosinho quando feito na sua versão mini ele é extremamente gostoso. Eu fiz com recheio de doce de leite e creme e cobri as duas com um ganache de chocolate meio amargo. Esse coce quando levado a boca explode e te leva ao céu em segundos – pode acreditar.

Massa

200ml de leite
200ml de água
8g de açúcar
8g de flor-de-sal
180g de manteiga
220g de farinha de trigo
300g de ovos

Peneire a farinha e reserve. Ferva o leite com a água, o sal, o açúcar e a manteiga.

Retire do fogo e acrescente a farinha de trigo. Volte ao fogo baixo e misture até a massa desgrudar da panela e da colher.

Coloque a massa na batedeira e bata até esfriar um pouco. Acrescente os ovos, um a um, em temperatura ambiente (espere a massa absorver um ovo antes de acrescentar o outro). A massa estará pronta assim que absorver todos os ovos. Coloque-a em um saco de confeiteiro de bico redondo e liso. E faça pequenos palitinhos com a massa (isso para versão mini) se quiser fazer o tamanho tradicional molde palitos maiores para ficar bombas grandes isso deve ser feito em assadeira forrada com papel manteiga – leve essa assadeira ao freezer até que as éclairs estejam congeladas e depois leve ao forno alto nos primeiros 15 minutos em seguida deixe mais 5 minutos em temperatura média – retire do forno, deixe esfriar e faça um pequeno furinho na pontinha para rechear.

Para o recheio eu utilizei doce leite e também fiz algumas de creme a receita do creme segue a seguir:

  • 3 colheres (sopa cheias pra valer) Maizena
  • 2 gemas
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida de leite – 250 ml só
  • 2 caixinhas de creme de leite de 200 g tipo UHT (acrescidas só na batedeira)
  • 1 colher(sopa cheia) essência de baunilha (acrescidas só na batedeira) – em torta comum eu coloco essencia de baunilha dobrada, para não encarecer, porque Vanilla acaba muito rápido aqui e essencia de Baunilha eu praticamente bebo.
  • no bolo de aniversario eu coloco + 1 colher de chá cheia de açúcar de vanilla

Creme Cozido – Coloque a Maizena e as 2 gemas no fundo da caçarola. Despeje a lata de leite condensado, lave internamente a lata de leite e mais nada. Cozinhe só este pouquinho (vai dar 500 ml de líquido) até engrossar. Despeje o creme quente na batedeira. Acrescente o creme de leite e bata até amornar. Só morno para frio que você acrescenta aessência de baunilha artificial (2 colheradas boas). A essência vai parecer muito. Continue batendo até o creme esfriar totalmente. Quanto mais bate, mais cremoso ficará. Quando desligar vai explodir umas bolhas de ar neste creme.

Para cobrir um ganache de chocolate

Ganache de chocolate amargo

250g chocolate amargo
400g de creme de leite
50g de açúcar invertido ou glucose de milho

Ganache chocolate amargo

Ferva o creme de leite com o açúcar invertido e despeje sobre o chocolate picado. Leve à geladeira para endurecer.

Montagem

Para glacear (ou cobrir parcialmente) as éclairs, coloque a ganache em um pote e amoleça um pouco no microondas. Mergulhe até a metade cada uma das bombinhas recheadas. Mantenha em geladeira.

*O interessante é que você feche com o ganache o buraquinho que utilizou para rechear as bombinhas e depois passe o ganache na parte de cima da mesma esta prontinha.

* A receita desse creme branco não é minha foi a Priscila que me deu essa receita e eu uso muito, muito e muito ele é delícioso e já participou de muitas festas aqui de casa e de outros lares doces lares por aí afora. Se não conhece o blog da Priscila é só entrar aqui.

Anúncios

4 comentários sobre “Éclair ou bombinhas

  1. E eu pensei que fosse mais dificil, pelo menos parecem tão fáceis!!! Adoro essas bombinhas e geralmente as vendidas por ai, não me agardam muito,mas caseirinhas assim com certeza ficou uma delicia. Lindas. Adorei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s