Bolinho de coco e abacaxi com calda de abacaxi


Esse bolinho foi a sobremesa do jantar eu servi o meu com uma bola de sorvete de creme. E assei nas forminhas para muffins. PERFEITO! Uma textura macia lembra um bombocado com pedaços bem pequenos de abacaxi dentro da massa é como se a cada mordida você fosse encontrar um pequeno tesouro. A receita veio lá da cozinha maravilhosa da Valentina (desculpa aí Ofelia?!) Valentina muito obrigada por dividir a receita com a gente ela foi sucesso total aqui no mundo dos querubins!

  • 65 g de manteiga amaciada
  • 75 g de açúcar
  • 1 ovo
  • 90 ml de coalhada
  • 110 g de farinha de trigo com uma colher de chá de fermento em pó
  • 35 g de coco desidratado
  • 25 g de coco fresco ralado
  • 40 g de abacaxi picado em pedaços bem pequenos

Calda de abacaxi

  • 35 g de abacaxi picado grosseiramente
  • 130 g de açúcar
  • Suco de 3 limões
  • 50 ml de rum branco

Para fazer a calda coloque os três primeiros ingredientes mais 120 ml de água numa panela e leve ao fogo médio/alto mexendo sempre até que o açúcar dissolva completamente. Quando a calda ferver baixe o fogo e deixe engrossar por mais 15 min ou até que a misture engrosse. Esfrie, acrescente o rum e se quiser coe a calda (eu deixei com os pedaços).
Preaqueça o forno a 160 graus. Bata a manteiga e o açúcar até que a misture fique bem homogênea. Acrescente o ovo e a coalhada e bata para que se incorporem à massa. Coloque a farinha de trigo e o fermento, o coco e o abacaxi e incorpore esses ingredientes com uma colher de metal. Divida a massa pelas forminhas preparadas e leve ao forno por 20 min ou faça o teste do palito. Retire do forno, regue com a calda e deixe esfriar.

Anúncios

19 comentários sobre “Bolinho de coco e abacaxi com calda de abacaxi

  1. vivoca disse:

    Essa foto ta demais…. menina, me diga uma coisa, posso usar iogurte no lugar da coalhada? moro na italia e nao tenho como achar. beijo!

  2. Regina realmente esse bolinho é bem especial.Silvia Arruda se você gosta de abacaxi não pode deixar de fazer essa receita.Vivoca obrigada pela visita! Você pode sim usar o iogurte natural. Bjim!

  3. Delííciaaa!!!Parece ser tão molhadinho e fofo, que dá vontade de fazer na hora!Eliana, qdo eu engravidar não virei mais aqui, pois tudo o q vc faz me dá desejo de comer na hora, e aí, como não vai dar para fazer tudo, imagina meu filhinho com cara de bolo de abacaxi, ou dessas delícias todas q vc faz????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkBeijão!

  4. Eli, gostosinho este danado,nao!? E dai cai nas tuas maos e das este toque lindo, so teu. O mulher prendade que eres.Fiquei desejosa de comer o bolinho de novo.bjocas

  5. Eli,

    Não tenho muito hábito de fazer bolos de frutas, pois as meninas sempre preferem os de chocolate, mas quando faço é em geral de banana ou maçã. Acho que já passou da hora de experimentar uma gostosura como essa que você sugere. Anotarei pra fazer. Depois te conto!

    beijo e queijo procê,

  6. Márcia se eu pudesse mandaria todas as comidinhas pra você, com certeza não passaria vontade. É só você se mudar um pouquinho mas perto de mim. 🙂

    Jê é realmente uma sobremesa a se repetir sempre.

    Valentina obrigada pelo carinho! Ele é uma delícia.

    Maria Helena obrigada querida!

    Akemi você não vai se arrepender. 🙂

    Mônica que sumida está você?!?! Obrigada pela visita.

    Ana esse bolinho é muito especial, eu creio que ela iriam gostar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s