Focaccia de calabresa

Vi esses dias uma linda focaccia na cozinha da Regina, eu tinha descongelado a calabresa pra fazer uma outra coisa que acabou não saindo, ai na hora me veio a idéia de fazer a receita da Regina mudando apenas a cobertura, espero que ela não fique chateada. Adorei essa massa, obrigada por dividir a receita Regina.

Massa

  • 3 xíc. chá de farinha de trigo
  • 1 colher café de sal
  • 2 colh. chá de fermento biológico
  • 200 ml de água morna
  • 4 colh. sopa de azeite de oliva

Recheio

  • 1 linguiça calabresa
  • 1 cebola média fatiada
  • Folhas de um ramo grande de alecrim

Preparo da massa: Em uma vasilha, peneire a farinha e sal. Acrescente o fermento, e, com a mão, faça uma cova no centro dos ingredientes secos. Despeje a água morna e a metade do azeite no centro. Misture aos poucos. Se a massa parecer seca, acrescente mais água. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e elástica. Deixe descansar coberta, em local protegido, por cerca de 30minutos. Com a mão fechada, sove e amasse mais um pouco. Abra a massa com um rolo de macarrão e forre o fundo de uma assadeira de pizza (eu usei uma assadeira retangular) untada com azeite. Pincele com o azeite restante.
Preparo do recheio: Tire a pela da linguiça e pique tudo bem pequeno e frite essa calabresa pra soltar o óleo, escorra e espere esfriar pra aplicar a massa. Coloque sobre a massa, a calabresa as fatias de cebola e o alecrim, aperte o recheio na massa levemente com as mãos. Leve para assar em forno médio por 25 min ou até que esteja dourada.

Anúncios

12 comentários sobre “Focaccia de calabresa

  1. Uma vez tentei fazer piza e foi… um desastre. Acho que não tive a paciência suficiente para bater a massa! NO entanto, começo a ficar tentada a experimentar algo do género.
    Quanto a si Eliana, gosto muito dos comentários queme deixa no blog. Vc deve ser uma pessoa muito simpática.
    Beijo de portugal
    Goretti

  2. Eli,

    Não tenho quase experiência alguma no mundo das pizzas, focaccias e pães em geral. Mas vontade tenho muita de experimentar fazer todos eles. Quem sabe não começo pela focaccia?? Mas, infelizmente – porque eu amo – teria que mudar a cobertura, já que amado marido não come cebola assim. Alguma sugestão??

    Estou sumida pois ainda estou total e absolutamente enrolada com a volta às aulas. Já tinha esquecido como é estafante essa minha vida de mãetorista!!! ai ai.

    Desculpe deixar você curiosa com o post que estava no forno lá no blog. Acabou que aquele queimou mesmo…rs. Hoje tirei um da geladeira e coloquei lá!

    ;0)

    beijin,

  3. Patrícia eu não sei se tem segredo a massa é muito parecida com a de uma pizza.

    goretti muito obrigada pelo carinho, e espero que a próxima tentativa tenha um saldo positivo. 🙂

    Akemi realmente é de um perfume maravilhoso!

    Ana vou vasculhar minhas revistas atrás de outros recheios, mas esse ai você pode anular a cebola. Menina o meu volta pra escola amanhã, e esse fim de semana foi uma correria aqui em casa pra colocar tudo em ordem. 🙂

    Valentina vá mesmo dar uma olhada na da Regina está uma maravilha.

    Jê eu estou te aguardando! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s