Bacalhau em azeite e vinagrete de grão-de-bico

Image and video hosting by TinyPic

Image and video hosting by TinyPic

Valentina minha amiga querida agora são 23:30hs aqui no Brasil então ainda não fui pra prorrogação, estou ainda dentro do prazo!(risos) Me perdoe amiga sempre participar do rei de ultima hora mas sabe que fico analisando as receitas que aparece e pesquisando receitas que gostaria de provar e essa foi a escolhida pra esse rei. O prato é bem rústico sem enfeites nem nada porém posso garantir a quem fizer que terá uma execelente refeição! Se não gostar do bacalhau, faça o vinagrete que é maravilhoso e a abobrinha na qual o hortelã deu um tchan todo especial. Espero que gostem da minha escolha.

  • 4 postas (300 g cada uma) altas de bacalhau já demolhado
  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • 1/2 cebola picadinha
  • Azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinha branco
  • Flor de sal
  • 1 1/2 abobrinha cortada em pedaços médios
  • Folhas de hortelã
  • Alho assado
  • Sal e pimenta a gosto

Cozinhe o grão-de-bico em água com 1 pitada de sal, o louro e o tomilho até ficar crocante. Escorra e elimine a pele. Pique o grão-de-bico e junte a cebola, salsinha e cebolinha, coloque-os numa travessa. Regue com um pouco de azeite, junte o vinagre, a flor de sal e pimenta-do-reino misture bem e reserve. Numa assadeira, coloque o bacalhau os dentes de alho (com casca) pimenta-do-reino e adicione bastante azeite. Leve ao forno baixo por cerca de 40 minutos. Corte a abobrinha em pedaços médios e salteie rapidamente numa frigideira com um pouco de azeite, sal e pimenta-do-reino. Retire do fogo e adicione imeditamente as folhas de hortelã. Sirva com um bom vinho e um pãozinho.

*Fonte: Revista Menu

Image and video hosting by TinyPic

Anúncios

24 comentários sobre “Bacalhau em azeite e vinagrete de grão-de-bico

  1. Eli, que show de receita. Achei bárbara. amanha estou indo a Londres tomar café com uma amiga e passarei numa vendinha pportuguesa para comprar bacalhau. Super obrigada por participar.

  2. Paulinha disse:

    Oi Lica,ficou lindo o bacalhau.Mas o que me traz aqui hoje é uma dúvida,tentei fazer aquele bolo de côco passado na caldinha e embrulhado em papel alumínio duas vezes e nas duas o bolo “batumou”..fiquei tão triste! Fiz tudinho exatamente como estava escrito e não é difícil,pela receita.Daí fiquei pensando, depois do bolo no forno assando quanto tempo depois posso abrir a porta do forno sem ele abaixar, devo deixar esfriar dentro do forno também? Não tem alguma dica?Fiquei tão triste, desculpa escrever tanto mas é que fiquei mesmo frustrada, obrigada e um beijo!

  3. Que delicia Eliana, amo bacalhau. E vc em este post se parece a mim ,quando me decido a participar de algum evento sempre acabo deixando para ultima hora popr n motivos.beijos

  4. Eu adoro grão de bico! tenho uma receita q ele fica adocicado, é divina! O seu ta com uma cara tão boa…. hum! Traz um pouquinho pro meu almoço, vai! 😉

  5. Eliana, a-d-o-r-e-i! Adoro grão e adoro bacalhau, e adoro grão com bacalhau. Deve ter ficado fantástico! Acho que vou votar nesta para ganhar!Beijoca enorme, minha querida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s