Brioche de banana

Image and video hosting by TinyPic

Bom quando eu cheguei de viagem trouxe comigo uma delíciosa penca de bananas, mas com todo o calor elas ficaram mais que maduras e eu jamais em tempo algum daria um fim sem glamour para elas, foi então que me lembrei dessa receita da minha queridissima amiga Valentina, no entando a Tina retirou a receita de outro site, eu li a receita no blog da Tina e depois no link que ela deixou e resolvi que iria polvilhar o açúcar com canela como na receita original, mas tirei bem quentinho e passei no açúcar com canela como diz no site do link postado por ela e a cobertura não grudou, então resolvi fazer uma caldinha bem ralinha de açúcar, passei levemente com pincel sobre o pãozinho e aí sim, polvilhei o açúcar com canela. Tenho que dizer apenas uma coisa sobre esse pãozinho, ele é delícioso! A massa é perfeita, bem fofinha. E agora vou fazer a mesma massa com recheio de maçã que já imagino que vai ficar um luxo.

Para esponja

  • 100 g de farinha de trigo
  • 11 g de fermento biológico seco ou 35 g de fermento biológico fresco
  • 100 ml de água

Para a massa

  • 100 ml de leite integral
  • 1 colher (chá) de sal
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ovo
  • 400 g de farinha de trigo

Recheio

  • 4 bananas prata amassada
  • 2 cravos
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Faça a esponja: Coloque a farinha de trigo com o fermento e água num recipiente e misture bem, cubra a vasilha e deixe descansar por 30 minutos.

Faça a massa: Coloque a esponja na batedeira e adicione o leite, o sal, a açúcar, a manteiga e o ovo. Bata para misturar. Adicione a farinha aos poucos até dar o ponto de pão – a massa deve ficar macia e úmida. Coloque a massa na bancada e faça as bolinhas, cubra com plástico e deixe descansar por 15 minutos. Unte uma fôrma com óleo.

Modele as bolinhas: Abra na palma da mão, coloque o recheio de banana e feche a bolinha. Coloque na fôrma e espere os brioches dobrarem de volume. Pincele com a gema e leve ao forno (200 graus) por 20 minutos. Quando sair do forno pincele com uma caldinha ralinha de água com açúcar e polvilhe açúcar com canela.

Para fazer o recheio: Derreta o açúcar até virar um caramelo, junte a banana e o cravo e deixe no fogo mexendo sempre até que derreta todo caramelo e ficar uma mistura bem homogênea.

*Utilize o recheio frio.

* Se for fazer a massa na máquina de pão não é necessário fazer a esponja, apenas coloque primeiro os ingredientes liquidos e depois os sólidos.

* A receita original você pode ver aqui!

Image and video hosting by TinyPic

Anúncios

13 comentários sobre “Brioche de banana

  1. Olá Eliana, Que delícia seu blog…Tava agora pesquisando os blogs no da Silvia do Doce Casinha e já no finalzinho acho o seu.Estou te linkando para não te perder, agora vou olhar essas receitas com calma.bj

  2. Lica, q charmosos…humm o açúcar com canela deve ter deixado melhor aidna os brioches..adoro brioches, por sinal..e recheados..é deslumbrante!bjs

  3. esses paes deliciosos me perseguem.já vi 3 hoje e sinto que terei uma recaida na minha dieta sem trigo e sem gluten logo logo…hehequerida, ficou lindo!beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s