Pão de linguiça defumada

Image and video hosting by TinyPic

Eu faço parte do time dos que amam a panificação, não sou nenhuma craque e tal – mas dou meus pulinhos e com esses pequenos pulos tenho feito ao longo da minha vida pães delíciosos. Uma certa vez recebi um email de uma leitora, me perguntando como enrolar pão de linguiça e o recheio ficar por toda a massa, qual era minha técnica se eu misturava a linguiça na massa, se colocava no centro e enrolava como rocambole, enfim hoje vou falar sobre isso. Queria ter tirado fotos do passo a passo mas pra mim isso é estressante, pois tenho que manter o Enzo fora da cozinha (detalhe a cozinha do meu apt é americana – ou seja não tem porta) então tenho lá uma gradinha para conter crianças teimosas do lado de fora – de forma que quando entro só me retiro depois do trabalho pronto pois do contrário vou ouvir outra sessão de choro e reclamação, pois ele me vê e começa todo dramalhão mexicano novamente e eu fico morrendo de pena de ver ele fazendo biquinho e chorando pra mim. rs

ESPONJA

* 1 xícara (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (chá) de açúcar
* 15 g de fermento biológico fresco
* 1 1/2 xícara (chá) de leite morno (não pode ser quente)

MASSA

* 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (chá) de sal
* 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada
* 2 ovos em temperatura ambiente

RECHEIO

*2 gomos de linguiças defumadas. Eu cortei em rodelas finas e dei uma leve refogada nas mesmas. *O recheio deve ser colocado sobre a massa já totalmente frio.

Para pincelar egg wash e queijo parmessão ralado para polvilhar por cima.

PREPARO – esponja; numa tigela misture a farinha com açúcar, o fermento e leite, cubra com um filme plástico. Aqueça o forno levemente, desligue e deixe a massa descansar lá dentro por 30mts. Massa – em outra tigela, misture a farinha com o sal e junte a manteiga. Misture com aos mãos e faça uma depressão no centro. Bata os ovos ligeiramente e adicione a depressão. Junte também a esponja. Mexa bem até incorporar todo o líquido. Se ficar grudando muito nas mãos coloque um pouco mais de farinha, mas não muito pois na hora de abrir já vai precisar de um pouco mais de farinha. Transfira para uma superfície polvilhada de farinha e sove a massa por uns 10mts ou até que tenha obtido uma massa elástica. Forme uma bola e coloque em uma tigela untanda com óleo, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1hora ou até que tenha dobrado de volume. Abaixe a massa com auxilio do punho e transfira para uma superfície polvilhada com farinha, divida a mesma em 4 pedaços e abra em formato de retângulos – pegue a linguiça e espalhe por 3 desses retângulos e enrole cada um como se fosse rocambole, junte dois um do lado do outro e coloque outro por cima como se fosse formar um triângulo, pegue então esse triângulo e coloque por cima do seu último pedaço de massa e envolva novamente como se fosse um rocambole, coloque então em uma assadeira de anel, polvilhada com farinha de trigo, pincele com egg wash, polvilhe queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até que o pão esteja dourado e assado.

*Fonte – revista Claudia Cozinha

Anúncios

12 comentários sobre “Pão de linguiça defumada

  1. Flor que água na boca, adorooo pão! Nada como um pão fresquinho e caseiro pra tornar o dia da gnt mais feliz.

    O Hot Dog ficou uma delicia, nunca imaginei que purê de batatas casaria tão bem, experimenta seu marido e filhote vão adorar na certa.

    Bjinhos da vizinha blogueira do reino da melancia hahahaha…

  2. ficou lindo seu pão!!! mas não entendi direito esse esquema do triangulo! to amando fazer pães, e desde que comprei minha Máquina de fazer pão, num canso de ver dicas e receitas lindas como essa! bjoooo!

  3. Anonymous disse:

    Lica!!!
    Vc é a DIVA das massas… mãos de fada, há tempos eu tenho notado isso…
    E to muito feliz de ver essa cozinha bombando novamente..

    Bjo de amor

    Juliana
    R/S

  4. Luíza Alexandra – obrigada querida.

    Deborah – Não fica de mal não por favor, teste a receita. 😉

    Andréa – querida amiga muito obrigada!

    MelaMelancia – a vou fazer sim querida, pode contar. 🙂

    Carla Colombo – essa massa pode ser feita na MFP e depois vc retira e monta o pão – lance do triângulo é assim, vc coloca um rocambole ao lado do outro e entre os dois por cima vc coloca o último de forma que se olhar de frente vai ter triângulo e aí com a massa em retângulo que te restou vc une tudo e forma um rocambole só, consegue visualizar agora? Se me aguarde que na próxima fornada fico te devendo as fotos da montagem do pão. Muito obrigada pela visita.

    Márcia Porto – muito obrigada pelo carinho.

    Ameixa seca – obrigada querida.

    Juliana – olha que vou acreditar em?! Muito obrigada por tanto carinho.

    Van – se fizer volte para me contar o que achou, obrigada pela visita.

  5. Este pão está uma perdição, Eli! Eu queria fazer um pão com calabreza moidinha, mas não sei se é a defumada ou a fresca, qual vc sugere?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s