Eu gosto de fazer massa de pão, mesmo que por muitas vezes utilize a ajuda da máquina de pão para pelo menos bater a massa – pois com o Enzo subindo e descendo das coisas, ligando e desligando a tv e mexendo em tudo que encontra pela frente e um momento ou outro pedindo colo me permito a não me cobrar tanto e pedir a ajuda da máquineta. Depois fica só o trabalho de rechear e moldar e digo mais, enquando o pãozinho fica no forno perfumando minha casa eu vejo desenho animado com Enzinho na sala e ele fica tranquilo e isso gera pouco stresse e no final a casa toda sai ganhando.
Massa:
2 tabletes (30g) de fermento biológico fresco
500ml de leite morno – usei semidesnatado
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
6 ½ xícaras (780g) de farinha de trigo – usei somente 730g
Comece preparando o recheio: misture em uma tigela 300g de muçarela ralada com 200g de requeijão de bisnaga e reserve.
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Agora, a massa: dilua bem o fermento no leite morno, misturando com um garfo. Junte o açúcar, o sal e o óleo. Coloque a farinha aos poucos e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Depois, trabalhe a massa com as mãos por aproximadamente 5 minutos. Faça bolas de massa do tamanho de uma noz, cubra com um pano e deixe-as descansar por cerca de 5 minutos. Abra cada bola com os dedos, virando-as para formarem discos de espessura regular – use o rolo de massas, fica mais fácil. Em seguida, coloque no centro do disco ½ colher (sopa) de recheio. Dobre a terça parte da beirada inferior até o centro e em seguida o terço esquerdo e o direito formando um triângulo, apertando ligeiramente as beiradas de uma contra a outra, para não abrirem. Coloque as esfihas em uma assadeira untada com óleo, deixando cerca de 2cm entre uma e outra. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até dourarem.
Dicas (não fiz nenhuma das duas):
Querendo pincele as esfihas com gema antes de assar
Após assadas, abafe-as colocando-as em uma panela com tampa. Fazendo isso, elas permanecerão mais macias.
*rendimento de 30 unidades de tamanho médio
Ficaram maravilhosas!!! Adoro esfiha de queijo!!!
Que maravilha de aspecto, e o recheio deve estar excelente!
Com crianças pequenas é sempre complicado cozinhar, mas com uma boa dose de boa-vontade tudo se consegue!
Teu novo cantinho é lindo!
Adoro esfiha e gostei da tua receita.
Bjim
LéIa
Lica, ultimamente eu também estou com uma preguiça de ficar sovando, queria comprar uma máquina pra sovar por mim, minha batedeira tá quase quebrando de tanto que eu uso ela pra bater pão, rs. Amei as esfihas! 😀 Beijinho!
HUMMMMMMMMM……..MANDA UMAS PARA MIM, AMOOOOOOO ESFIRAS!
RECEITA NOTA 10!
BEIJOS..♥
Oi Lica que delicia de esfihas, aqui em casa meu pessoal adora esfihas, mas nunca encontro uma que fica ao meu gosto, as suas a julgar pelas fotos, estão lindas, vou tentar,. Gostei muito da receita.em especial da dica de tampar as esfihas, muito bom saber disso. Obrigada. Bjos
Olá Eliana,
Vim retribuir a sua visita e gostei muito das suas receitas. Gostei particularmente dessas esfhias, até agora só conhecia as de carne e as de espinafres com ricotta.
Fiquei curiosa com esse requeijão de bisnaga, em Portugal o requeijão é um queijo mais sólido, não temos requeijão creme como no Brasil, será que posso substituir por outro ingrediente?
O que aconselha?
Moira primeiro super obrigada pelo carinho – olha qualquer queijo que dê uma textura de puxa puxa ou creme, tipo muçarela ou até mesmo o requeijão de vc´s, desde que ele derreta no calor ficaria super bom.
Eli