Bolo Prestígio

Essa semana que passou foi aniversário do “maridex”  e a mim e aos meninos só restou correr pra cozinha e bater um bolinho para comemorar – mas bolo pra ele tem que ser molhadinho, do tipo bem úmido mesmo e com recheio cremoso no melhor estilo “pecaminoso” – e foi bem assim que esse bolinho ficou. Bolo de prestígio é algo que me lembra minha adolencência pois sempre faziamos em casa – Tia Ilda era campeã em executar a receita desse bolo e ficava uma camada bem grossa de creme de coco e um bolo fofinho e molhadinho e que de tão bom, nunca saiu das minhas lembranças. E esse ano para comemorar o niver de uma pessoa que é tão importante pra mim resolvi resgatar a receita e fazer algo que me carinhou tanto nunca época da minha vida o famoso bolo prestígio da tia Ilda com meus pitacos.

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de rum
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata na batedeira a manteiga, açúcar e gemas. Até ficar uma mistura fofa e clara. Acrescente sem bater a farinha e o chocolate em pó alternando com o leite e o rum. Misture delicadamente o fermento em pó e depois as claras em neve. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio. Faça o teste do palito.

Para o recheio – eu coloquei numa panela larga de fundo pesado : 1 lata de leite condensado – 300 g de coco em flocos – 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal – 1 colher (sobremesa) rasa de farinha de trigo e 3 gemas peneiradas. Levei ao fogo e cozinhei mexendo sempre em fogo brando até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de coco) nesse momento eu retirei do fogo e juntei 150 g de creme de leite de caixinha e mexa para que tudo se agregue e reserve.

Faça uma calda com 300 ml de água, 1/2 xícara de açúcar – leve ao fogo e deixe ferver até que o açúcar tenha se dissolvido e esteja bem homogêneo. Essa calda não engrossa fica bem ralinha então depois do açúcar dissolvido já pode retirar do fogo e somar uma colher de sopa de rum.

Montagem – Divida o bolo em três partes, coloque dentro do aro de bolo a primeira parte, molhe com a calda e coloque um pouco do recheio e repita o processo fechando com a última camada do bolo – leve para gelar por pelo menos 6 horas. Retire da geladeira vire o bolo no prato que vai servir e cubra com um ganache de chocolate que nada mais é do que : 200g de chocolate meio-amargo – 1 caixinha de creme de leite – 1 colher (sopa) de rum. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria e junte o creme de leite (que deve estar aquecido também) misture bem até ficar brilhante e some então o rum. Aplique no bolo e para decorar eu grudei nas laterais biscoitos e por cima cobri coco em flocos – dei um laço de fita e estava pronto.

Anúncios

13 comentários sobre “Bolo Prestígio

  1. Parabéns ao maridex e aos mestre-cucas que prepararam este lindo bolo! Só de ler a descrição do bolo, bem molhadinho e com grossa camada de recheio já babei aqui, amiga! Hummmmm! Bjss e um lindo dia!

  2. QUERIDA LICA,
    PARABÉNS AO SEU MARIDO QUE ELE TENHA MUITOS ANOS DE VIDA E FELICIDADES JUNTO A TODA FAMÍLIA!
    ESTE BOLO TBM ME TRÁS BOAS LEMBRANÇAS, MINHAS QUERIDAS PRIMAS, MINHAS PAQUERAS, 15 E 16 ANOS, RSRS.
    FICOU LINDO!
    BEIJOS

  3. Marly disse:

    Oi, Eli,

    O bolo ficou lindo e certamente também delicioso! Parabéns e votos de muita saúde e felicidade ao seu marido!

    Um beijo e bom dia!

  4. Sonia T disse:

    Hummmm! Deve ter ficado maravilhoso. Parabéns atrasado ao maridex pelo nver e pelo super bolo que ganhou dessa família linda. Bjão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s