Minha avó era chique e….

não sabia (rs). Uma técnica que existe a mais de 2 mil anos e que perdeu forças quando as casas foram invadidas por refrigeradores elétricos (é cumadi a tal da modernidade) – mas agora ela, a tão esquecida carne de lata recebeu um nome para seu preparo e ficou chique de doer amiguinha e a técnica tem nome de “confit” só que com a modernidade batendo na porta a técnica perdeu o caráter funcional e de necessidade e virou iguaria. É servida em alguns restaurantes badalados e com preçinhos salgados viu?! Na roça a carne de lata era feita tradicionalmente com carne de porco e linguiça – mas hoje já se usa a técnica para confitar tomates, alho , bacalhau e muito mais. Com minha ida a casa do meu pai voltei com uma latinha de carne de porco feita na chácara mesmo com um porco caipira e o sabor é de doer mulherada é bom demais. Eu chamaria de caixinha de jóia.

  • 1 q de costelinha de porco
  • 1 q de banha de porco
  • 4 gomos de linguiça fresca de pernil
  • 50 g de alho
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 120 ml de água ou vinho branco

Separe as costelinhas em peças de um ou dois ossinhos e temperar com sal, pimenta e vinho (se for utilizar – agora se for usar água coloque um pouquinho de vinagre ou limão na carne) e deixe marinar por 24h. Adicionar a costelinha e linguiça na banha derretida e cozinhar em fogo bem baixinho por 4 a 5 horas – vai mexendo uma vez ou outra e você também pode fazer esse processo no forno aquecido a 80graus e vai demorar 5 a 6 horas. Depois de fria guarde a carne em lata e é preciso que fica completamente dentro da banha e dura 6 meses assim. Para servir aqueça os pedaços com um pouco da própria banha, some uns dentes de alho e sirva acompanhado de arroz branco, salada, farofa e feijão.

*Para confitar tomate, alho e por aí vai – a banha não serve viu meninas – mas fiquem ligadinhas que logo vem o confit desses itens.

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários sobre “Minha avó era chique e….

  1. É MINHA AMIGA, VC VOLTOU NO TEMPO, O MEU PAI TEM UMA FAZENDA OU MELHOR UMA ROÇA, RSRS, QUANDO EU ERA CRIANÇA A MINHA MÃE FAZIA ASSIM, ATÉ HOJE A MINHA SOGRA AINDA CONSERVA A CARNE DE PORCO ASSIM. O SABOR É BOM DEMAIS!
    EU FIZ O NHOQUE FICOU TUDO DE BOM, SUAS RECEITAS SÃO MARAVILHOSAS!

    BJS, BOM FINAL DE SEMANA!

  2. Lica, fiz tanto disto quando era menina. a que eu mais gostava de comer eram os cubos de pernil.adorei viver tudo isto de novo com a sua postagem, bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s