Eu tinha 4 bananinhas pratas pequenas já bem pretinhas na fruteira – uma voz do além disse jogue fora não se estressa – um minuto de silêncio ( e minha gente não podemos jogar comida fora). Meu respeito pela comida falou mais alto e eu corri para aproveitá-las antes que chegasse até o último suspiro. E com pouco tempo e apenas um bowl e um garfo nasceram esses muffins. Outra opção para banana bem madura é congelar, retire da casca embale coloque a etiqueta e leve ao freezer – quando quiser um milk shake bem cremoso – leve a banana congelada com leite e uma colherada de ovomaltine – adoce como desejar e bata – assim nasce um super milk shake.
*Olha você não precisa de muitos instrumentos para bater um bolinho – então não pense muito e faça um bolinho pra quem você ama.
- 240 g de farinha de trigo
- 140 g de açúcar
- 20 g de fermento quimíco
- 1/2 colher (chá) de sal
- 60 g de manteiga
- 100 ml de leite
- 1 ovo
- 4 bananas prata pequenas amassadas com garfo
- Canela para polvilhar
Streusel (farofa para o topo)
- 40 g de açúcar
- 50 g de manteiga
- 120 g de farinha de trigo
- 30 g pecan picada (eu utilizei castanha de cajú sem sal moída grosseiramente – era o que tinha)
- Fôrma para 12 muffins
- Grade para resfriar os muffins
Pré – aqueça o forno a 200 graus. Coloque em vasilha os seguintes ingredientes: 240 g de farinha de trigo, 100 g de açúcar, 20 g de fermento quimico, 1/2 colher chá de sal e 60 g de manteiga – misture esses ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa e reserve.
Em outro pote junte: 4 bananas amassadas, 40 g de açúcar e canela mexa bem e some a essa mistura a farofa reservada, mexa bem e reserve. À parte, bata o ovo com o leite e adicione essa mistura líquida na farofa de uma vez, e mexa um pouco o suficiente para que o líquido seja absorvido. É pra ser uma massa irregular e não lisa (por isso deve-se utilizar um garfo e não um fouet) – reserve. Em outra tigela misture os ingredientes do streusel com as pontas dos dedos até formar uma farofa e reserve. Unte bem a fôrma para muffins e polvilhe com açúcar, coloque a massa até completar 2/3 do volume da forminha – acrescente o streusel até cobrir bem o bolinho e leve ao forno por aproximadamente 20mts – desenforme logo em seguida, para daí arrefecê-los em cima de uma grade. Assim a umidade fica livre para sair e garante a leveza ao delicado muffin.
Essa cobertura está mesmo apetitosa!
Uma delícia de sugestão para o fim-de-semana.
Isso aí, Eli! Adorei a transformação das bananas e mais ainda da dica do congelamento e milk shake! Bjss
Eli: fiquei muito honrada com o seu comentário, e pirncipalmente com sua visita, em meu blog!
Obrigada pelo carinho!
Quanto à receita do Pavê de Panetone, fiz bem simples, com a receita do caderninho da minha mãe, apenas substituindo os biscoitos pelo panetone. E acrescentado frutas cristalizadas e nozes, pois era Natal! Seggue o link da receita (http://natalsempre.blogspot.com.br/search/label/Sobremesa).
Se não conseguir acessar, me avise que te mando a receita por aqui mesmo!
Quanto a saga das bananas, você foi bem criativa em transformá-las nesse muffin, que me lembraram as ‘cucas’, com essa farofinha! Ótima ideia!
Bjus e bom fim de semana!