Totalmente dominada pelas influências de um grande amigo que tem se revelado um grande cozinheiro saquei das profundezas do meu freezer uma peça de picanha – na verdade fiquei por longo tempo aguardando um novo convite para voltar a casa dele e comer novamente a carne com batatas que ele faz utilizando essa técnica mas o “dito” inventou de fazer outra faculdade e trabalho e papagaio e piriquito pra criar não sobra tempo né Silvinho (rs)? Bom mas voltando a picanha fiz num domingo de preguiça e sem sujeira sem pilhas de louças para lavar eu tive mesmo um almoço perfeito.
Ingredientes
1,5 kg de picanha
4 claras
1 kg de sal grosso
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
ramos de tomilho fresco a gosto
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).
2. Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.
3. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.
4. Leve a picanha ao forno e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 45 minutos são suficientes.
5. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne e se nesse momento tiver o desejo incontrolável de dourar sua picanha passe com auxilio de pincel um pouco de manteiga e leve ao forno de preferência com grill do mesmo ligado rápidamente só para dourar.
6. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas e sirva acompanhada de farofa de cebola caramelizada e molho vinagrete.
Fonte – Panelinha
A carne fica com um aspecto mesmo suculento!
Esta semana fiz uma picanha no sal grosso, mas diferente da sua.
Se quiser, dê uma olhada no meu blog – http://www.cozinhasanta.blogspot.com
Ela ficou realmente uma delícia!
Nunca a tinha feito antes por medo de ficar salgada demais, mas que nada, fica no ponto!
QUERIDA ELI,
ESTA RECEITA É NOVIDADE TOTAL, GOSTEI DE DEMAIS DO ASPECTO
DA CARNE, O SABOR DEVE SER BOM DEMAIS!
BJS ♥