Picanha Assada com Sal Grosso

Totalmente dominada pelas influências de um grande amigo que tem se revelado um grande cozinheiro saquei das profundezas do meu freezer uma peça de picanha – na verdade fiquei por longo tempo aguardando um novo convite para voltar a casa dele e comer novamente a carne com batatas que ele faz utilizando essa técnica mas o “dito” inventou de fazer outra faculdade e trabalho e papagaio e piriquito pra criar não sobra tempo né Silvinho (rs)?  Bom mas voltando a picanha fiz num domingo de preguiça e sem sujeira sem pilhas de louças para lavar eu tive mesmo um almoço perfeito.

Ingredientes

1,5 kg de picanha
4 claras
1 kg de sal grosso
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
ramos de tomilho fresco a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).

2. Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.

3. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.

4. Leve a picanha ao forno e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 45 minutos são suficientes.

5. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne e se nesse momento tiver o desejo incontrolável de dourar sua picanha passe com auxilio de pincel um pouco de manteiga e leve ao forno de preferência com grill do mesmo ligado rápidamente só para dourar.

6. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas e sirva acompanhada de farofa de cebola caramelizada e molho vinagrete.

Fonte – Panelinha

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Picanha Assada com Sal Grosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s