E viva o circo – hoje é dia do circo e como sempre fui apaixonada pelos palhaços venho nesse dias usando meu palhaçinho para parabenizar a turma mais fofa, doce e engraçada do mundo dos circos.
E agora a receita do hambúrguer perfeito e pode acreditar eu finalmente cheguei a um hambúrguer nota mil. Uma carne úmida, macia e suculenta com tempero no ponto sem causar aquela briga com os molhinhos que costumamos usar para acompanhar o lanchinho e o queijo feichou com chave de ouro. E se você gosta desse lanche calórico e pecaminoso mas não menos delícioso leve a receita cumadre você não vai mais conseguir viver sem.
Hambúrguer Perfeito
Ingredientes
720 g de fraldinha moída com gordura*
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 fatias de queijo prato ou o queijo da sua preferência
4 pães de hambúrguer
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional)
Modo de Preparo
1. Corte os pães ao meio, transfira para 4 pratos e reserve. Se preferir, leve ao forno baixinho para aquecer.
2. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão.
3. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne – quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria.
4. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.)
5. Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora.
6. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. No último minuto, coloque o queijo prato e regue com uma colherinha de água no meio da frigideira para deixar o queijo puxa-puxa. Tampe novamente.
7. Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideria enquanto ele estiver grelhando!
8. Com uma espátula, coloque os hambúrgueres nos pães e sirva a seguir. Deixe a carne descansar por um minutinho antes de comer – ela fica mais saborosa, pois os líquidos internos se acomodam.
Mais sabor!
* cerca de 20% do volume total é a melhor proporção de gordura para carne de hambúrguer. Uma carne muito magrinha produz um hambúrguer ressecado.
Fonte – Panelinha
palhacinho lindo!
amei o hamburger.
beijos
O ENZO É MUITO LINDO, CUTE CUTE!
ESTE HAMBÚRGUER ESTÁ REALMENTE PERFEITO DE DÁ
ÁGUA NA BOCA. AS VEZES PREFIRO HAMBÚRGUER DO QUE
FEIJÃO, ARROZ E TUDO MAIS.
BEIJOS ♥
Seu filho ficou lindo de palhacinho!
E seu hamburguer ficou muito apetitoso!
Ótimas dicas!!!
bjus
JÁ FUI LÁ NOS BISCOITOS MINHA AMIGA, FICARAM
PERFEITOS, OBRIGADA PELO CARINHO.
ONTEM EU PASSEI AQUI RAPIDINHO, O MEU DIA FOI CHEIO FOI
O DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO, FIQUEI FAZENDO ALGUMAS
GULOSEIMAS PARA ELE E UM JANTARZINHO ESPECIAL, RSRS.
PASSEI AQUI RAPIDINHO E NÃO DEU TEMPO DE CONFERIR AS
NOVIDADES.
GOSTO DE TODAS AS SUAS RECEITAS QUALQUER DIA POSTAREI
TBM NO MEU BLOG.
BJS
Eli,
Este palhacinho é muito fofo! rsrs. E eu adoro este nome, Enzo! rsrs.
Já o hamburguer eu vou ter de experimentar, oportunamente, não resisto
às palavras: “nota mil”, rsrs.
Beijoca!