Eu estou aqui mais uma vez colocando minha colher ou dando meu pitaco na cultura dos outros – mas sabe que eu acredito que cozinhar é isso estar sempre adaptando a comida e mas, utilizando o que tem disponível e no meu caso foi uma massa de kibe dando bobeira na geladeira, poderia fritar ou assar o mesmo mas preferi rechear meu mafufo e me delíciar com mesmo regadinho com um azeite honesto. Se liga meu povo que mafufo de kibe é tudo de bom. 🙂
Para executar a receita : separe as folhas de repolho e dê uma prévia cozida nas mesma em água fervendo (para que as mesmas fiquem mais maleáveis e você consiga enrolar o charutinho), feito isso reserve as folhas e deixe que as mesmas resfriem. Pique 4 tomates em cubinhos, 1 cebola grande em cubos , 1/2 pimentão vermelho em cubos e forre o fundo de uma frigideira larga com fundo pesado com metade dessa mistura e reserve a frigideira. Abra as folhas de repolho coloque um pouco da mistura de kibe e vai enrolando formando um charutinho e vai repousando os mesmo sobre a misturinha na frigideira depois de tudo montadinho coloque o restante da mistura de legumes e cubra com caldo de legumes, coloque um prato por cima para que os mafufos não venham a abrir e tampe a panela e leve ao fogo médio, até que o mesmo esteja cozido. Sirva com arroz branco e regado com um bom azeite.
adorei o recheio!
q diferente. tu teve uma bela ideia hehe
achei demais de legal.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Eu fico feliz que tenha gostado. Vem outras vezes tomar um cafézinho e trocar dois dedos de prosa.
Olá Eliana!
Obrigada pela mensagem de carinho no meu blog, fiquei realmente lisonjeada com suas palavras!
Embora nunca tenha comentado, sigo seu blog desde o “Sabores da Lica”, adoro tudo que você posta!
Beijos querida!
Elaine Fujiwara
Eu não sei como cheguei na sua cozinha , mas vou te falar que não comentei antes pq primeiro li o blog interinho e como estou com bebe doentinho e vc já tem bastante post demorou um pouquinho, a cada receita eu me apaixonava um pouco mais e agora estou completamente apaixonada e fiquei feliz em saber que vc gostava do sabores e acompanhava e agora vamos poder trocar muitas receitinhas
Com certeza Eliana! Obrigada mais uma vez pelo carinho! E melhoras para o seu bebê!
Uma ótima quinta-feira para você!
Beijooo…
Hummmmmm, adoro, apesar de fazer um bom tempo que não preparo.
Gostei da idéia da mistura de kibe para recheio, normalmente faço um refogado de carne com arroz.
Bjuss!!!
Então eu também faço com essa mistura, mas vendo o kibe de bobeira na geladeira e não querendo fritar saio essa receita e ficamos apaixonados pelo resultado.
Eli, querida,
Na minha infância tínhamos vizinhos gregos que faziam mafufos divinos. Eu gostava tanto que quando faziam me convidavam para ir comê-los, rsrs. Mas agora me ocorreu que com recheio de quibe devem ficar muito melhor, amei a idéia, ô mulher inventiva que você é, viu? rsrs.
Queria saber se você deixou antes o quibe de molho e depois só o combinou com a mistura do tomate. Vá desculpando se você explicou isso e a explicação me escapou, ok? rsrs.
Beijoca e boa tarde!
Gostei do mulher inventiva. ;). Então o recheio é assim vc deixa o trigo de molho e depois junta a carne e todos temperinhos tradicionais do kibe e misture até que fique homogêneo , tem que ficar com a textura da massa de kibe para fritar entende? E essa massa vc utiliza no recheio do mafufo e olha não escapou a informação não eu acho que eu não expliquei direito. 😉 olha qualquer dúvida é só falar .
Obrigada pelo carinho e vem sempre tomar um cafézinho comigo.
Ai que delicia!!!
Minha vó fazia mafufo p mim…saudade!
Adorei!
Beijos,
♥
Sabe que vc falando que sua avó fazia me peguei pensando no quanto essa receita se perdeu no tempo, nãose vê quase as pessoas fazendo mafufo mais.
LICA QUERIDA,
FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA COM ESTE RECHEIO, SUAS RECEITAS SÃO BOAS DEMAIS!
FICOU PERFEITO!
BJS ♥
Obrigada pelo carinho e tenho que falar que eu sou fã das suas receitas. 😉
Lica, quando vi a pergunta sobre o recheio pensei que fosse beringela, hehehe, sei que você adora! Adorei a ideia, eu não conhecia esse nome mafufo! =) Beijinho!
Luna não só eu como toda a família aqui deu muita risada, pois a história das berinjelas já virou até piada na minha vida, o rapha então insiste que as berinjelas vão dominar o mundo. 😉 Mas como charuto vc conhece Luna?
Com esse recheio até me aventuro, muito melhor do que com arroz e carne moída, que não consigo gostar.
Estou de olho na kafta também.
Bjs.
Esse recheio eu achei top viu? Se vc fizer me conte o que achou? E as caftas também eu gosto bastante.
Oi Lica! Gostei da invenção, ficou maravilhoso! Também acredito nisso que cozinhar é uma arte e estamos livres para criar.
Bjos, Lú.
Então eu sempre penso que não adianta nada vc fazer uma comida toda fina se seu eleitorado não vai comer.
Adorei esse charuto… e com esse recheio ficou um espetáculo…beijkas
Fico feliz que gostou da receita se fizer depois me conte o que achou?
Adoro isso menina!! Esse recheio é um espetáculo, muito melhor que o arroz e carne, e muito mais leve com certeza. Deliciosa essa receita sem dúvida nenhuma. Adorei a Purruca de berinjela. Excelente. Obrigada por sua visita. Beijinhos
Você falou tudo é muito mais leve mesmo e olha pode confiar é de verdade muito gostoso. E purifica virou carro chef aqui . 😉
nossa!!! amei sua critividade. fiquei dias sem tempo para visitar, tanta coisa boa por aqui… bjs
Que bom que veio tomar café e não some mais não. 😉