Mafufo ou Charuto e sabe qual é o recheio?!

Eu estou aqui mais uma vez colocando minha colher ou dando meu pitaco na cultura dos outros – mas sabe que eu acredito que cozinhar é isso estar sempre adaptando a comida e mas, utilizando o que tem disponível e no meu caso foi uma massa de kibe dando bobeira na geladeira, poderia fritar ou assar o mesmo mas preferi rechear meu mafufo e me delíciar com mesmo regadinho com um azeite honesto. Se liga meu povo que mafufo de kibe é tudo de bom. 🙂

Para executar a receita : separe as folhas de repolho e dê uma prévia cozida nas mesma em água fervendo (para que as mesmas fiquem mais maleáveis e você consiga enrolar o charutinho), feito isso reserve as folhas e deixe que as mesmas resfriem. Pique 4 tomates em cubinhos, 1 cebola grande em cubos , 1/2 pimentão vermelho em cubos e forre o fundo de uma frigideira larga com fundo pesado com metade dessa mistura e reserve a frigideira. Abra as folhas de repolho coloque um pouco da mistura de kibe e vai enrolando formando um charutinho e vai repousando os mesmo sobre a misturinha na frigideira depois de tudo montadinho coloque o restante da mistura de legumes e cubra com caldo de legumes, coloque um prato por cima para que os mafufos não venham a abrir e tampe a panela e leve ao fogo médio, até que o mesmo esteja cozido. Sirva com arroz branco e regado com um bom azeite.

Anúncios

25 comentários sobre “Mafufo ou Charuto e sabe qual é o recheio?!

  1. Olá Eliana!

    Obrigada pela mensagem de carinho no meu blog, fiquei realmente lisonjeada com suas palavras!

    Embora nunca tenha comentado, sigo seu blog desde o “Sabores da Lica”, adoro tudo que você posta!

    Beijos querida!

    Elaine Fujiwara

    • Eu não sei como cheguei na sua cozinha , mas vou te falar que não comentei antes pq primeiro li o blog interinho e como estou com bebe doentinho e vc já tem bastante post demorou um pouquinho, a cada receita eu me apaixonava um pouco mais e agora estou completamente apaixonada e fiquei feliz em saber que vc gostava do sabores e acompanhava e agora vamos poder trocar muitas receitinhas

  2. Marly disse:

    Eli, querida,

    Na minha infância tínhamos vizinhos gregos que faziam mafufos divinos. Eu gostava tanto que quando faziam me convidavam para ir comê-los, rsrs. Mas agora me ocorreu que com recheio de quibe devem ficar muito melhor, amei a idéia, ô mulher inventiva que você é, viu? rsrs.
    Queria saber se você deixou antes o quibe de molho e depois só o combinou com a mistura do tomate. Vá desculpando se você explicou isso e a explicação me escapou, ok? rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    • Gostei do mulher inventiva. ;). Então o recheio é assim vc deixa o trigo de molho e depois junta a carne e todos temperinhos tradicionais do kibe e misture até que fique homogêneo , tem que ficar com a textura da massa de kibe para fritar entende? E essa massa vc utiliza no recheio do mafufo e olha não escapou a informação não eu acho que eu não expliquei direito. 😉 olha qualquer dúvida é só falar .

      Obrigada pelo carinho e vem sempre tomar um cafézinho comigo.

  3. Lica, quando vi a pergunta sobre o recheio pensei que fosse beringela, hehehe, sei que você adora! Adorei a ideia, eu não conhecia esse nome mafufo! =) Beijinho!

    • Luna não só eu como toda a família aqui deu muita risada, pois a história das berinjelas já virou até piada na minha vida, o rapha então insiste que as berinjelas vão dominar o mundo. 😉 Mas como charuto vc conhece Luna?

  4. Gina disse:

    Com esse recheio até me aventuro, muito melhor do que com arroz e carne moída, que não consigo gostar.
    Estou de olho na kafta também.
    Bjs.

  5. Adoro isso menina!! Esse recheio é um espetáculo, muito melhor que o arroz e carne, e muito mais leve com certeza. Deliciosa essa receita sem dúvida nenhuma. Adorei a Purruca de berinjela. Excelente. Obrigada por sua visita. Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s