Bolo de chocolate, morangos e creme

Tem aniversário tem bolinho e que bolinho viu amiguinha. Esse fica na classe dos bolinhos que te faz suspirar, que faz você comer o primeiro pedaço e pedir o segundo pois tem parcimônia no quesito açúcar tem equilibrio no recheio – tornando-o fantástico.

Para a massa:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de rum
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata na batedeira a manteiga, açúcar e gemas. Até ficar uma mistura fofa e clara. Acrescente sem bater a farinha e o chocolate em pó alternando com o leite e o rum. Misture delicadamente o fermento em pó e depois as claras em neve. Coloque em uma assadeira untada e com o fundo forrado com papel manteiga e leve para assar em forno médio. Faça o teste do palito.

*Assadeira redonda número 20 com papel manteiga no fundo e não unte nem enfarinhe as laterais da mesma.

Para o creme:

  • 3 colheres (sopa cheias pra valer) Maizena
  • 2 gemas
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida de leite – 250 ml só
  • 2 caixinhas de creme de leite de 200 g tipo UHT (acrescidas só na batedeira)
  • 1 colher(sopa cheia) essência de baunilha (acrescidas só na batedeira) – em torta comum eu coloco essencia de baunilha dobrada, para não encarecer, porque Vanilla acaba muito rápido aqui e essencia de Baunilha eu praticamente bebo.
  • no bolo de aniversario eu coloco + 1 colher de chá cheia de açúcar de vanilla

Creme Cozido – Coloque a Maizena e as 2 gemas no fundo da caçarola. Despeje a lata de leite condensado, lave internamente a lata de leite e mais nada. Cozinhe só este pouquinho (vai dar 500 ml de líquido) até engrossar. Despeje o creme quente na batedeira. Acrescente o creme de leite e bata até amornar. Só morno para frio que você acrescenta aessência de baunilha artificial (2 colheradas boas). A essência vai parecer muito. Continue batendo até o creme esfriar totalmente. Quanto mais bate, mais cremoso ficará. Quando desligar vai explodir umas bolhas de ar neste creme.

Para montagem – Corte o bolo em três partes e reserve. Lave duas caixinhas de morango e pique os mesmo em cubinhos (reservando uns 3 para decoração em cima do bolo) e reserve. Coloque um disco de massa no fundo da mesma assadeira que utilizou para assar o bolo e preencha com um pouco do creme e morangos picadinhos, cubra com a outra massa e faça o mesmo trabalho fechando enfim com a ultima massa.

*Essa assadeira deve ser forrada com papel alumínio com sobra para que depois do bolo recheado você consiga fechar o mesmo e levar a geladeira. O ideal é que ele passe a noite lá se não foi possível pelo menos 6hs de geladeira.

Retire o bolo da geladeira, desenforme no prato que vai decorar e cubra o mesmo com brigadeiro em ponto mole (aquele seu brigadeiro tradicional só que retirado do fogo antes do ponto de enrolar), nas laterais colei biscoito waflle negresco, coloquei nas laterais o restante dos morangos picadinhos e no meio repousei três morangos que foram préviamente passados no gel de brilho – dei um laço de fita e foi só apagar as velhinhas.

 

Anúncios

6 comentários sobre “Bolo de chocolate, morangos e creme

  1. LICA QUERIDA,
    FELIZ DE QUEM GANHOU E COMEU ESTE BOLO TÃO LINDO!
    A RECEITA É MARAVILHOSA!
    SUCESSOS E FELICIDADES SEMPRE!
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA!
    BEIJOS ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s