Um bolo para comemorar….

O batismo do filho de uma amiga muito querida, e assim passar um dia tão importante em comunhão. A minha escolha foi um bolinho de massa de baunilha com recheio de creme e pêssegos bem picadinhos e por último uma camada fina de creme creme chantily, tudo isso embrulhado em um lindo laço azul. O bolo quando tem uma combinação perfeita entre sabor, textura e teor de açúcar faz a gente repetir e jamais esquecê-lo – esse é o bolo perfeito pra mim.

Meu povo eu dei uma sumida, pois estava as voltas com um evento que já aconteceu e tudo saiu muito bem, graças a meu bom Deus.

Bolo Branco
Para ser recheado

Ingredientes

• 5 claras
• 5 gemas
• 1 1/2 xícara -chá de açúcar
• 1 xícara -chá de leite morno
• 2 xícaras -chá de farinha de trigo
• 1 colher -sopa de fermento em pó
• 1 colher  – sopa cheia bem cheia de essência de baunilha.

Preparação

1. Bata as claras em neve até o ponto de picos firmes. Adicione as gemas uma por vez.

2. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até virar um creme. Misture o fermento e a farinha. Adicione essa mistura ao creme e mexa devagar. Adicionando o leite aos poucos.

3. Aqueça o forno em temperatura alta (250ºC), por 4 minutos. Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo. Retire o excesso. Coloque a massa e ponha para assar em fogo alto por 10 minutos. Depois abaixe o fogo para média (200ºC) e deixe por mais 20 minutos. Enfie um palito na massa, se ele sair seco, o bolo está pronto

4. Apague o forno e Retire o bolo e deixe esfriar,  para só depois desenformar e decorar.

Para o creme

  • 3 colheres (sopa cheias pra valer) Maizena
  • 2 gemas
  • 1 lata de Leite Moça
  • a mesma medida de leite – 250 ml só
  • 2 caixinhas de creme de leite de 200 g tipo UHT (acrescidas só na batedeira)
  • 1 colher(sopa cheia) essência de baunilha (acrescidas só na batedeira) – em torta comum eu coloco essencia de baunilha dobrada, para não encarecer, porque Vanilla acaba muito rápido aqui e essencia de Baunilha eu praticamente bebo.
  • no bolo de aniversario eu coloco + 1 colher de chá cheia de açúcar de vanilla

Creme Cozido – Coloque a Maizena e as 2 gemas no fundo da caçarola. Despeje a lata de leite condensado, lave internamente a lata de leite e mais nada. Cozinhe só este pouquinho (vai dar 500 ml de líquido) até engrossar. Despeje o creme quente na batedeira. Acrescente o creme de leite e bata até amornar. Só morno para frio que você acrescenta aessência de baunilha artificial (2 colheradas boas). A essência vai parecer muito. Continue batendo até o creme esfriar totalmente.

Para montar – Divida o bolo em três partes e coloque uma parte no fundo do aro e regue com uma calda ( eu uso uma calda de açúcar , água e uma casquinha de laranja, deixo ferver só até pegar o sabor e utilizo), por cima uma camada de creme, espalhe um tanto do pêssego picadinho e coloque o outro disco de massa , repita o preparo e feche com o último disco. Eu gosto de deixar o bolo gelar durante a noite e confeitá-lo só no dia seguinte. Para confeitar eu apenas utilizei creme de chantily profissional batido em ponto firme (se você não vai precisar transportar esse bolo pode utilizar creme de leite fresco batido  em ponto de chantily), cubra o bolo com esse creme, alise utilizando uma espátula aquecida em água quente e deixe o mesmo bem lisinho. Grude as bolachas na lateral do bolo, enfeite com o pêssego e eu usei uma cerejinha também e feche com um laço de fita.

Fonte do creme – Blog Delícias da Pricila

Anúncios

5 comentários sobre “Um bolo para comemorar….

  1. Sonia T disse:

    Como imaginei, além de lindo esse bolo é maravilhoso e se eu tiver mesmo que fazer o bolo pra amiga, vai ser esse com certeza. Adorei esse creme. Imagino que deva ficar bem fininho né? E com pessego deve combinar demais. Obrigada por dividir essas coisas gostosas Bjão.

  2. Tânia Maria disse:

    Ando tentando fazer dieta.
    Isso é uma tentação!
    Não posso, não posso…
    Que deliiiiiiiiiiiiiiicia!!
    Beijos e ótima semana1

  3. Nossa que delicia de bolo Eli, ficou lindo viu mãozinhas de fada! Adoro pessegos.Bjocas e vou la ver aquele picadinho que já me encheu os zóios hehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s