Ontem a chuva permaneceu firme e forte lá fora – e em um dia de feriado (entenda-se dia de preguiça), com os meninos todos em casa e ainda alguns agregados , eu me deparei com um lindo bolo na cozinha da vizinha e não pensei duas vezes, corri para cozinha para checar se tinha todos ingredientes e executar a receita. E depois do bolo pronto eu entendi perfeitamente o nome dado ao mesmo, ele é realmente DIVINO, sei que vindo da cozinha que veio também não seria diferente.
Ingredientes
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 4 ovos em temperatura ambiente
- 1 xícara de leite
- raspas de 2 limões
- 1/3 de suco de limão
- 2/3 de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- suco de três limões pequenos
Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em 180 ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e reserve.
Em um recipiente, peneire a farinha, o fermento e o sal, misture tudo e reserve.
Peneire o açúcar também e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente, até que fique clara e fofa (eu nunca tinha feito desse jeito, sempre bati a manteiga já com o açúcar, achei que não fosse ficar fofa a manteiga, mas não é que a danada ficou mesmo). Acrescente o açúcar e bata até misturar tudo, acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.
Abaixe a velocidade da batedeira, acrescente a farinha de trigo com o fermento e sal, intercalando com o leite. Depois que estiver bem homogêneo, pare a batedeira e acrescente as rapas de limão. Mexa com ajuda de uma espátula.
Despeje a massa na forma untada e enfarinhada. Para nivelar, gire rapidamente a forma, não precisa ficar lisinho em cima, basta que a massa esteja nivelada.
Leve para assar por aproximadamente 45 minutos. Como meu forno é mais fraquinho, levou 10 minutos a mais, 55 minutos.
Para a cobertura. A primeira opção e original da receita, é uma calda, um glacezinho, é só misturar 1/3 de xícara de suco limão peneirado com 2/3 xícara de açúcar.
A segunda opção é uma cobertura mesmo, misture ao leite condensado com o suco de 3 limões peneirados, se não quiser muito azedinho, vá colocando aos poucos o suco de limão e provando até o ponto que vocês gostarem.
Depois de pronto o bolo, espere uns 5 minutinhos e desenforme. Espalhe a calda bem devagar, para que o bolo absorva bem a caldinha.
A cobertura, vocês podem esperar o bolo esfriar um pouco mais, para então cobri-la com a minha sugestão de cobertura.
Fonte – A cozinha da vizinha.
Oiess Eli!
Que lindo que ficou seu bolo! Esse bolo é realmente surpreendente, maravilhoso, né?!
Beijos querida!
Que maravilha de aspecto, ficou mesmo fantástico!
Oi Li…que bom que está melhor e já voltando a blogar, fico feliz.
Nada melhor que um bolinho desses para adoçar a vida. Bom feriado para você!
Bjuss!!!
Oi, Eli!
Os bolos cítricos são mesmo deliciosos e este de limão deve ficar com um destacado sabor de limão, por causa da casca dos dois limões. A cobertura também é clássica e deliciosa.
Beijo e bom fim de semana!
OLÁ ELI,
O SEU BOLO FICOU LINDO E COM CERTEZA DELICIOSO!
BOM FINAL DE SEMANA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS
Eli adoro bolos cítricos, e a julgar pela foto desse bolo lindo, bem queria uma bela fatia nesse momento. Ficou lindo, lindo, e a receita excelente. Bjos ótimo final de semana
que bolo lindo lika..adoro bolo azedinhos..como os de limão..amiga..tá geadinho por aqui né!!!tô amando..bjos e otimo feriado