Cupcakes de baunilha com doce de leite

Chove chuva , chove sem parar…. E olha que nem são mais as águas de março fechando o verão – é pessoal deu a louca no tempo. Bom o que importa é que enquanto chove lá fora aqui dentro o forno aquece e perfuma meu barraco e olha que dessa vez o perfume foi de baunilha – pensa num bolinho fofinho com um recheio de doce de leite marcante em consistência firme e para coroar uma cobertura de buttercream de doce de leite, conseguiu imaginar? É pecado puro, é loucura, loucura, loucura – esse bolinho te faz esquecer da balança, da chuva lá fora, da louça pra lavar e te leva ao céu e faz você ver através da  janela a beleza da chuva e dos dias mais cinzentos.

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo para bolo *
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de óleo vegetal
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara de leite

* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Buttercream:
1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de essência de baunilha
4 xícaras de açúcar de confeiteiro (eu utilizei açúcar impalpável)
Pitada de sal
3/4 xícaras de doce de leite

Doce de leite para rechear (cozinhei uma lata de leite moça em ponto de doce leite firme – 35 minutos depois que a panela de pressão começar a chiar)

Preparo:

Cupcakes:
Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque as forminhas de papel na forma de alumínio.
Coloque a farinha, o açúcar, óleo vegetal, fermento, baunilha e sal numa tigela e bata (de preferência com o batedor tipo folha) em velocidade baixa até que os ingredientes estejam misturados. Aumente a velocidade para média-baixa e bata até ficar cremoso, aproximadamente 1 minuto. Adicione um ovo por vez e bata a cada adição. Continue batendo por mais 1 minuto. Adicione o leite aos poucos e continue batendo por mais 1 minuto ou até que a mistura esteja cremosa.
Despeje a massa nas forminhas, enchendo somente 3/4 e leve para assar por cerca de 17 a 20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Remova os cupcakes do forno, deixe esfriar por 5 minutos e transfira-os para uma grelha.

Buttercream:
Bata a manteiga e o doce de leite em velocidade baixa. Adicione o creme de leite e a baunilha e bata em velocidade média até ficar cremoso. Adicione o açúcar em pó e bata até incorporar. Cubra os cupcakes com a ajuda de um saco de confeitar.

Recheio:
Com a ajuda de uma faca, faça um círculo no centro do cupcake e retire o miolo. Encha o buraco com doce de leite com a ajuda de um saco de confeitar ou com uma colher.

*Rende – 24 bolinhos

*Fonte – Pâmela Brandão

Anúncios

11 comentários sobre “Cupcakes de baunilha com doce de leite

  1. Barroco chique, né amiga?! Com muito glamour!
    Preciso ter mais talento pra fazer uma cobertura perfeita como a sua….
    fico tão ansiosa que acabo tremendo demais.
    Será que serve creme de leite de caixinha, quase nunca uso o fresco.
    Um bejim amore!

  2. ELI,
    O TEMPO ESTÁ LOUCO MESMO, DIAS ATRÁS ESTAVA FAZENDO MUITO FRIO, DEPOIS UM CALOR IGUAL AO CALOR DE VERÃO, HOJE AMANHECEU CHOVENDO, AGORA O CÉU ESTÁ LIMPINHO COM UM SOL LINDO!
    E LINDO TBM ESTÁ ESTES BOLINHOS FOFINHOS E TENTADORES!

    BEIJOS ♥

  3. Eli minha querida hoje vc esta inspirada no texto, (ri muito) e na receita, que delicia hein, adoro cupcakes de baunilha e com doce de leite é de matar! Quisera eu acertar a mão para fazer essas coberturas tão caprichadinhas e lindas como ficaram as suas. As minhas ficam um terror hehe
    Bjos amei a receita, ótimo feriado

  4. Olá!
    Vim aqui agradecer por vc salvar meu bolo de cenoura. Nunca ele tinha ficado tão fofinho como com essa farinha para bolo, mesmo eu colocando menos açúcar, metade do óleo, aveia, mais cenoura e leite. O meu bolo ficava mais parecido com um pudim. E não é que hoje ele ficou ótimo!!!!
    Super obrigada!
    Vou colocar a receita no meu bloguinho e no FB, mas com certeza com os créditos a essa farinha fantástica.
    Super Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s