Esses dias minha cozinha ficou um tantinho parada, pois com a chegada de dias mais frios, chega também minhas crises de asma e alergia com força total. Mas agora devidamente medicada e com a crise mais forte indo embora eu voltei a pilotar meu fogão.
Vi o tal empadão da Rosário na cozinha da vizinha – na hora que vi a foto e li a receita minhas antenas já se levantaram e o radar ficou ligado – ontem eu bati o martelo e decidi que faria o famoso empadão mas e o tal recheio de frango que vi na foto da vizinha com aquele molhinho e milho e tal´s??? Cadê que eu tinha?? Não amiguinha (licença Palmirinha, e por falar na Palmirinha ela esta completanto 81 anos – que coisa mais fofa Jesus), eu não tinha o tal recheio – tudo que tinha era uma pacote de tinguensai que trago toda semana da feira e esse já precisava ser utilizado e linguiça toscana que estava pedindo socorro no meu freezer, um pedaçinho de muçarela e mais nada – como eu não costumo perder o rebolado aparecia aí o recheio do meu empadão. Gente se liga essa massa é imperdível.
Para recheio : Refoguei o tinguensai com alho e cebola, temperei com sal e pimenta moídos na hora e coloquei numa peneira para escorrer o caldinho que se formou. Em outra frideira de fundo pesado eu coloquei 4 gomos de linguiça toscana com a pele retirada para refogar em duas colheres de sopa de azeite próprio para cozinhar, deixei refogar até ficar bem sequinho e então somei um toque de pimenta moída na hora, um toque de molhinho de pimenta, ervilhas congeladas e uma boa quantidade de cebolinha verde já com tudo refogadinho e prontinho eu retirei do fogo para deixar esfriar e reservei.
Para a massa
- 2 xícaras de farinha de trigo (usei meia xícara a mais)
- 200 g de manteiga de boa qualidade
- 1 colher (café) de sal
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Coloquei todos os ingredientes no processador e processei até que tudo tivesse homogêneo e foi super rápido. Eu adoro fazer massas com o processador.
Numa bancada eu abri a tampa da massa entre dos plásticos grossos e reservei. O restante da massa eu coloquei numa assadeira de 22cm e abri com a ajuda das mãos preenchendo todo o fundo e lateral da assadeira. Coloquei então o tinguensai refogado e bem escorridinho, coloquei por cima o recheio de linguiça e piquei pedaçinhos de muçarela por cima de tudo. Com a ajuda do plástico virei a tampa por cima, pincelei com gema e levei ao forno moderado até que ficasse douradinha.
Fonte – Cozinha da vizinha
Fonte – Quer ver o tinguensai vai até o Kafka na Praia
Uau!!! Que lindo que ficou seu empadão, Eli!!! E esse recheio maravilhoso?!!! AMEI!!! Vou ter que testar com esse recheio também!!! hehehe…
beijos querida!!!
AMIGA,
TAMBÉM SOFRO MUITO COM ESTE TEMPO FRIO, NÃO FICO SEM MEU BUDECORT.
ESTE EMPADÃO FICOU PERFEITO, A CAÇA RENDEU, RSRS.
BEIJINHOS E MELHORAS!
Oi, amiga!!!!
Você é mesmo a rainha das adaptações!
Adorei essa combinação da verdura com a linguiça.
Huuuummm… tô até sentindo o aroma daqui..rsssss
Muitos bjsss
Que linda ficou sua torta Eli, maravilhosa. Adorei o recheio essa troca de cão pelo gato, ficou prá lá de bom hehe. Adorei. Beijinhos
EU também tenho crise de asma e rinite nesse frio, que horrível Eli, que torta deliciosa e essa massa? Comeria uma fatia agora mesmo!
Beijos
Eli, seu recheio com linguiça me deu água na boca, achei a troca maravilhosa!Tbm quero testar a massa!
Bj,