Quem não tem cão, caça com gato…

Esses dias minha cozinha ficou um tantinho parada, pois com a chegada de dias mais frios, chega também minhas crises de asma e alergia com força total. Mas agora devidamente medicada e com  a crise mais forte indo embora eu voltei a pilotar meu fogão.

Vi o tal empadão da Rosário na cozinha da vizinha – na hora que vi a foto e li a receita minhas antenas já se levantaram e o radar ficou ligado – ontem eu bati o martelo e decidi que faria o famoso empadão mas e o tal recheio de frango que vi na foto da vizinha com aquele molhinho e milho e tal´s??? Cadê que eu tinha?? Não amiguinha (licença Palmirinha, e por falar na Palmirinha ela esta completanto 81 anos – que coisa mais fofa Jesus), eu não tinha o tal recheio – tudo que tinha era uma pacote de tinguensai que trago toda semana da feira e esse já precisava ser utilizado e linguiça toscana que estava pedindo socorro no meu freezer, um pedaçinho de muçarela e mais nada – como eu não costumo perder o rebolado aparecia aí o recheio do meu empadão. Gente se liga essa massa é imperdível.

Para recheio : Refoguei o tinguensai com alho e cebola, temperei com sal e pimenta moídos na hora e coloquei numa peneira para escorrer o caldinho que se formou. Em outra frideira de fundo pesado eu coloquei 4 gomos de linguiça toscana com a pele retirada para refogar em duas colheres de sopa de azeite próprio para cozinhar, deixei refogar até ficar bem sequinho e então somei um toque de pimenta moída na hora, um toque de molhinho de pimenta, ervilhas congeladas e uma boa quantidade de cebolinha verde já com tudo refogadinho e prontinho eu retirei do fogo para deixar esfriar e reservei.

Para a massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo (usei meia xícara a mais)
  • 200 g de manteiga de boa qualidade
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Coloquei todos os ingredientes no processador e processei até que tudo tivesse homogêneo e foi super rápido. Eu adoro fazer massas com o processador.

Numa bancada eu abri a tampa da massa entre dos plásticos grossos e reservei. O restante da massa eu coloquei numa assadeira de 22cm e abri com a ajuda das mãos preenchendo todo o fundo e lateral da assadeira. Coloquei então o tinguensai refogado e bem escorridinho, coloquei por cima o recheio de linguiça e piquei pedaçinhos de muçarela por cima de tudo. Com a ajuda do plástico virei a tampa por cima, pincelei com gema e levei ao forno moderado até que ficasse douradinha.

Fonte – Cozinha da vizinha

Fonte – Quer ver o tinguensai vai até o Kafka na Praia

Anúncios

6 comentários sobre “Quem não tem cão, caça com gato…

  1. Oi, amiga!!!!
    Você é mesmo a rainha das adaptações!
    Adorei essa combinação da verdura com a linguiça.
    Huuuummm… tô até sentindo o aroma daqui..rsssss
    Muitos bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s