Releitura de um baião de dois

dois

Baião de dois pode ser um prato simples, mas na minha cabeça ele não é monótono, podemos fazer várias releituras do mesmo prato e essa minha tem influência mineira pelo quiabo e goiana pela carne de panela feita lentamente e frita na própria gordura e no final tive um belo prato de baião de dois – provando mais uma vez que comida é cultura e que a união faz a força.

Para fazer o baião – Em frigideira grande de fundo pesado, eu sofri alho e cebola, juntei o feijão fradinho cozido sem o caldo e deixei que o mesmo pega-se o tempero e depois deste passo somei o arroz (que já estava cozido e solto com o auxilio de um garfo), deixei esse arroz pegar o sabor dos demais ingredientes, desliguei o fogo e somei um tanto de cebolinha verde bem picadinha e cubinhos de queijo (no meu caso do reino, mas poderia ser o tradicional queijo coalho ou queijo minas meia cura e por aí vai), tampei a panela e reservei.

Para o quiabo – lavei sequei bem e retirei a pontinha, depois apenas salteei em um sofrido de alho, cebola, sal e pimenta do reino moída na hora. Esse quiabo deve ficar crocante e não molenga.

Para a carne de panela – Temperei 1 q de cupim com sal, alho, pimenta moída na hora, um toquinho de vinho branco seco e deixei marinar por uma hora. Coloquei a carne na panela com a marinada e deixei o cozimento seguir, assim que secava eu ia pingando água quente (utilizando mais uma vez a técnica do pinga e frita), e fui fazendo isso até que a mesma estivesse macia, nesse momento eu deixei que ela dourasse na própria gordura da carne (veja bem não adicionei gordura na panela desde o principio do cozimento), depois de dourada é só servir. Essa carne feita assim, além de ter um sabor totalmente acentuado, pois foi cozida lentamente sem arrebentar com as fibras, no final você terá lindos pedaços de carne, dourados e inteirinhos, mas que são tão macios que se partem ao toque do garfo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s