Galinhada

Mais um prato típico do meu estado (goiás) , e que eu gosto muito. É certo que lá se faz no capricho numa boa panela de ferro e no fogão a lenha, aqui só tenho a panela mas vou mantendo a tradição pelo menos na minha familia (risos).

  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • 400 g de frango picado e temperado
  • 150 g de linguiça calabresa
  • 1 lata de milho verde
  • 150 g de pequi (eu usei de conserva)
  • Sal a gosto
  • Cheiro verde picadinho (bastante)
  • 1 cebola grande bem picadinha (não use o processador)
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sobremesa) de açafrão
  • Água quente para cozinhar o arroz

Numa panela aqueça o óleo e doure o frango, acrescente a linguiça e deixe fritar bem, coloque o açafrão e junte o arroz, quando estiver bem refogado junte a água quente o sal, milho e pequi, tampe a panela e deixe cozinhar, depois de pronto acrescente o cheiro verde.

Anúncios

18 comentários sobre “Galinhada

  1. Anonymous disse:

    Eli, já ouvi falar muito de galinhada mas acredita que nunca provei?Acho que eu iria adorar, só tem ingredientes gostosos!Gosto muito de receitas com milho verde.

  2. Eliana, amiga, perdoe-me, mas eu odeeeio galinhada!!!!Se que vcs goianos e os “goianos do quadradinho”, como meu amigo brasiliense se auto-denomina, adoram, mas pra mim realmente não dá!!!Acho q pelo pequi, não sei, mas… não mesmo!🙂Bjos!!!

  3. Patrícia eu gosto muito desse prato.Valentina eu também já comi muito esse prato em fazendas em goiás. Elvira fico muito feliz com isso, tento mostrar aqui um pouco da nossa culinária.Marcia paladar tem dessas coisas, eu acho a culinária do meu estado o maximo. Mas tem coisas de outros lugares que não como nem pagando.

  4. Querida Eliana, te juro que estava para perguntar para ti do preparo deste prato. Incrível coincidência!!!! Tentei fazer aqui uma vez e saiu a maior papa. Parece que ele fica molhadinho mesmo mas o meu faltou pouco para virar sopa! rsssAhhh esta receita com certeza já foi catapultada para o top da lista, amiga!Depois te conto como ficou!Beijos

  5. Anonymous disse:

    Eliana, eu acho que comi pequi apenas uma vez, tem em supermercado? Sempre como galinhada a paulista, sem ele, mas fiquei com vontade de experimentar. Bjs!

  6. yara também sou apaixonada por pequi.Akemi menina estamos em sintonia?! Olha ele fica um pouco molhadinho sim, a dica é ir acrescentando a água aos poucos, depois me conte se gostou?!Cris em mercados eu acho dificil de encontrar, aqui em São Paulo eu encontro no mercado municipal você está em Campinas né?! Vou tentar ver se encontro na internet e te falo.Dani você tem é que vir almoçar comigo moramos na mesma cidade e ainda não nos conhecemos pessoalmente.

  7. eliana, isso aqui tá lindo!uma vez eu comi pequi, mas não gostei muito do sabor. como faz tempo, ando querendo me aventurar de novo.é fácil de encontrar? e em conserva, eu nao sabia q existia!adoro quando vc divide receitas do outro canto do brasil conosco!beijinhos, miki

  8. Miki realmente o pequi tem o sabor bem forte você tem toda razão, mas vale a pena dar uma chance. Sim eu compro em conserva no mercado municipal.

  9. PELO AMOR DE DEUS DONA ELIANA!EU AMOOOOO GALINHADA MULHER!!!A sua então! Deus é mais! Parece deliciosa nêga… minha boca encheu d’água de novo. Aliás isso tã ficando frequente quando entro nesse blog….kakakaka.Manda uma marmita pra mim? manda? Manda???? rsBjuca!

  10. Faby eu acho você tão alto astral. Olha eu mandaria com o maior carinho! Saiba que o mesmo acontece comigo quando entro no Rainhas. risos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s