Mais uma receita tipica do meu estado (Goiás). Foi através dos gaúchos que o arroz-de-carreteiro foi introduzido em Goiás. E rebatizado e aclimatado para Arroz Maria Izabel. Eu servi com um queijinho assado e cebolas carameladas no mel.
- 2 xícaras (chá) de arroz limpo
- 300 g de coxão mole em tiras bem fininhas
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 cebola picadinha
- 1 pimenta dedo de moça grande picadinha
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cubo de caldo de carne
- Água quente o suficiente
Aqueça numa panela o óleo e frite a carne até dourar bem e formar um dourado no fundo da panela, acrescente a cebola e o alho e deixe dourar bem, junte a pimenta e arroz o caldo de carne e deixe o arroz refogar bem, acrescente a água e deixe cozinhar. Até que esteja macio.
Para a cebola: Fatie uma cebola grande não muito fina, junte numa frigideira uma colher (sopa) de óleo e deixe a cebola começar a dourar, junte então uma colher (sopa) de mel e deixe até que fiquem bem carameladas.
Ai Eli! Estou viciada no seu blog! Amo entrar e ver fotos e receitas novas! Que gostoso esse arroz! Uma perguntinha: esse queijo vc fez naquelas máquinas de fazer crepe em palito ou como? Beijocas e bom começo de semana pra vc e seus seres queridos.
Itza obrigada pelo carinho! Esse queijo eu fiz no grill elétrico. Eu já compro ele assim no palitinho, ai é só colocar no grill. Bjim e ótima semana pra vc e toda familia ai também.
Eliana, é a segunda vez que vejo estas cebolas caramelizadas em seus pratos… elas estão me dando “lombriga” hehe>Preciso fazer urgente!!>P.S. A torta de presunto e queijo não durou 24 em casa!! hehe>Bjos
Eliana, não conhecia esse arroz, parece mesmo uma delícia! Qualquer dia desses vou experimentar. E esse seu queijinho coalho está uma tentação!!! >Outro dia comprei um em Embu das Artes que por enquanto permanece imbatível. Você já esteve por lá?>>;***
Conheço esse arroz, maravilhoso hein ? e o espeto, é queijo de coalho ?
Silvia Arruda essas cebolas são uma delícia! Que bom que você gostou da torta, ela também pode ser congelada, qualquer dúvida me manda um email que te falo como fazer.>>Dadivosa eu gosto muito da culinária do meu estado. Eu ainda não fui a Embu das Artes mas morro de vontade. risos>>Jê esse queijinho é muito comum no seu estado né?! Sempre bom tê-la por aqui.
Cebolas carameladas no mel??? Que coisa mais deliciosa, Eliana! Agora quero saber como você assou o queijo no espeto. Conte-me tudo! ;o) Beijos!
Oi amiga!!Claro que pode fazer,e depois me diga se aprovou,tá?Bjs!
Cinara não tem segredo não, eu assei no grill elétrico, mas se você tiver uma chapa dá o mesmo resultado, e fica uma maravilha. >>Carmine querida vou fazer, e te conto sim, muito obrigada.
Que dilícia Eliana! E esse queijinho…hummm, eu tbém uso o grill George Foreman para tudo! bjs
Eliana, minha mãe fazia muito Maria Isabel quando eu era pequena, só que era com pedaços de frango e não carne! Engraçado, né? Eu lembro que eu não gostava pois não comia frango cozido nem por decreto!! (rs)
Ai Eliana-do-céu. O que significa esse arroz com esse queijo…ai ai ai… eu quero!!!! rs>>Estou voltando devagar aos comentários e postagens no meu blog, já estava com saudades de todas vocês.>>Beijocas>>Maria Helena>>(PS – copiei e colei essa mensagenzinha padrão acima, porque é verdade e vou passar em todos os blogs hj…rs)
Eliana, o seu arroz deve ser excelente! AS cebolas dispenso, porque levam mel,coisa que destestp! Já agora, digo-lhe que este fim-de-semana fiz o seu prato de carne picada enrolada em couve (penso que lhe chamou charutinhos) e gostamos muito. A minha filha quer que eu faça outra vez para levar para a escola.>Beijo
Ai que tenho tudo na geladeira para fazer amanhã, e eu estava mesmo querendo algo para fazer com as cebolas que estão lá quase perdendo… e com mel… gostei da dica! Bjs!
Um acompanhamento delicioso mesmo! 🙂
Eliana, que delícia é esta??? Não tenho o queijo para assar mas este arroz vou ter que fazer aqui! As cebolas devem dar um ótimo contraste de sabor e textura, aiii minhas lombriguinhas! rsss
Regina eu gosto do meu grill mas tenho uma certa preguiça as vezes de retirá-lo do armario. 🙂>>Luna com frango eu não conhecia. Você não come carne?!?!>>Maria Helena estava com saudades.>>Goretti fico feliz que tenha gostado da receita. Paladar é mesmo assim, aceita umas coisas não aceita outras. 🙂>>Cris depois me conte o que achou?!>>Elvira esse queijinho assado assim é dos Deuses!>>Akemi depois me conte se gostou do arroz?! Vou te contar um segredo o marido pediu como acompanhamento um ovo frito. hahahaha
Eliana, como carne sim, é que por essas bandas Maria Isabel é com frango mesmo! Quando era pequena não gostava de nenhum tipo de carne cozida, só assada. 🙂
Luna entendo! 🙂
Voltei para contar!!! Ficou divino, as crianças (meus 3) amaram e o marido comeu o restinho a noite. Só uma coisa… não tirei foto! Vou ter que fazer de novo… e já incluí no cardápio! Obrigada! bjs!
Cris fico muito feliz que vocês tenham gostado e se foi aprovado pelos pequenos é sinal que é bom, pois com criança não tem meio termo. hehehehe
Olá. Visitar blogs de culinário é agora o meu novo vicio. Gostei muito deste arrozinho e é diferente de todos os que costumo fazer. Mas tenho uma duvida de português em terras brazileiras. Que tipo de carne é o “coxão”? E de que animal?
maria-joão obrigada pela visita, o coxão mole é uma carne de boi, pode ser filé ou contra-filé. Qualquer dúvida me procure.
Esta mensagem foi removida pelo autor.
Lica, sou casada com um goiano (gente muito boa!)a 9 anos, moramos em Manaus e todo ano vamos visitar os parentes em Gyn,minha cunhada sempre faz Maria Isabel, mas ela coloca feijão…(arroz, carne e feijão…tudo sequinho!) Acho dilícia!!! Um grande abraço
Valéria – que legal, eu vou estar por lá em Julho se estiver por lá me fale aí a gente pode se conhecer! 🙂