Frango na cerveja preta e arroz com pequi

Image and video hosting by TinyPic

Mas uma receita do meu estado (Goiás) esse frango é uma delícia, fica com esse molho dourado e tem um leve agridoce bem leve, fica perfeito com um arroz branco, milho fresco refogadinho e uma saladinha caipira sabe?!?! Aquela, alface, tomate, pepino, cebola, suco de limão e um azeite honesto. Aqui servi com arroz de pequi, pois ganhei esse pequi natural de uma amiga.

  • 1 q de frango em pedaços
  • 350 ml de cerveja preta
  • 2 cebolas grandes bem picadinhas
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de salsinha

Para temperar o frango

  • Sal
  • Pimenta do reino em grãos
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

Coloque no pilão, o sal, alho e grãos de pimenta soque até que fique como uma pasta. Tempere o frango com essa pasta e o vinagre e reserve. Aqueça o óleo em uma panela de fundo grosso e acrescente as cebolas picadinhas e deixe fritar até quase queimar, tem que ficar bem mas bem douradinha mesmo, junte os pedaços de frango com o caldo do tempero e deixe refogar até que esse caldo seque, ele já vai ficar bem dourado, junte a cerveja e deixe cozinhar o molho vai reduzir e engrossar levemente. Polvilhe salsinha e sirva quente.

Pequi sendo retirado da casca!

Image and video hosting by TinyPic

Anúncios

15 comentários sobre “Frango na cerveja preta e arroz com pequi

  1. Patrícia o pequi natural como esse ai da foto só em feiras livres, agora em conserva que é forma que mais uso você encontra no mercado municipal de São Paulo.

  2. Menina, você sabe que eu nunca comi esse danado desse pequi. O povo tem um medo dele.. Os que amam dizem que o gosto é dos Deuses, aqueles que odeiam dizem que tem um caroço no meio que é terrível. Eu ainda estou pra comprovar.

  3. Valentina estavam grandes né?! 🙂Ana pequi é uma delícia, é o ouro do cerrado!Cris obrigada eu sou mesmo apaixonada pela culinária do meu estado.Fezoca estou te esperando aqui na minha casinha pra experimentar o fruto amarelinho e perfumado! 🙂Jê esse arroz estava mesmo muito bom!agdah realmente você não pode morder pois por dentro tem muitos espinhos, tem uma técnica pra comer. Mas vale a pena.

  4. Olá Eliana, vi este franganito no mal-cozinhado da Goretti e resolvi experientar. Adorei! Foi um sucesso.Já tinha estado no teu blog uma vez mas por vezes é-me um pouco complicado. Eu sei lá o que é pilão, coxão e outras do género. Ontem pedi que me comprassem “curry”. O meu “emissario” correu o super mercado e ninguem sabia o que era… finalmente lá descobriram que era… caril. E eu até tinha em casa e não gosto muito, mas pronto.Vou dar por aqui uma vista olhos.

  5. Maria-joão fico feliz que tenha gostado do frango. Olha quando tiver alguma dúvida com os nomes dos ingredientes, me mande um email que tento ajudá-la, tudo bem?! Muito obrigada pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s