Mais um muffin pro lanchinho do Rapha, ele adorou! A receita vi primeiro lá na cozinha da Cinara, logo depois apareceu na linda cozinha da Luna. Realmente um ótimo lanche, o Rapha acompanhou com um leitinho geladinho, pois estava calor por aqui. A única mudança foi o extrato de baunilha, eu usei essência, pois ainda não encontrei por aqui o extrato.
- 1 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó (eu usei apenas 1)
- 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3/4 xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 3/4 xícara (chá) de gotas de chocolate meio-amargo
- 1/4 xícara (chá) de gotas de chocolate meio-amargo para decorar
- 1 xícara (chá) de leite
- 1/3 xícara (chá) mais duas colheres (chá) de óleo (usei canola)
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei essência de baunilha)
Pré-aqueça o forno a 200 graus. Em uma tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o chocolate em pó, o açúcar e o sal. À parte misture o leite, óleo, ovo e a baunilha. Acrescente os ingredientes liquidos aos secos de uma só vez. Misture apenas até incorporar, lembrando que massa de muffins deve ficar empelotada mesmo. Misture as gotas de chocolate a massa. Encha as forminhas de muffins até 2/3 da capacidade. Distribua as gotas restantes por cima da massa, e asse por 15-20 minutos, fazendo o teste do palito.
Rende 12 muffins (os meus renderam mais de 12)
Eliana, mas que delícia de lanche! Com tantos elogios assim, eu também preciso experimentar esses muffins! Fiquei encantada com essa xícara, que gracinha!
Que delícia de receita Eliana! Adoro muffins, e mais ainda chocolate. Vou tentar preparar essa receita logo logo. Parabéns pelas fotos, estão lindas!!
Lica, fiz estes muffins há umas 2 semanas, e não tem erro mesmo né, são deliciosos! bjs
Que delícia tomar um lanchinho assim com muffin feito pela mamãe e mesa arrumada!
O Raphinha deve ter amado!>Eliana, sabe que eu sempre tive essa dúvida de extrato e de essência, tenho um livro que trata as duas coisas como a mesma coisa, apenas uma tradução diferente do inglês britânico e do inglês americano, mas nunca perguntei pras meninas sobre isso. 🙂
HUmm, as fotos dão vontade de comer esse seu muffin e eu que nemaprecio chocolate estou a pensar experimentar!!!>Pelo menos seu filho come, o meu não gosta de doces…
Amiga, que capricho do céu é esse hein ? tudo lindo demais.>Um grande beijo
Eu fiz também duas vezes! Ficaram lindos e ótimos. Não usei baunilha, pq nunca uso e achei ótimo. Na segunda vez q fiz coloquei nozes e combinou perfeitamente!
Este menino e muito mimado. E esta receita ‘e otima ,amiga.
Um dia destes vou fazer uma das suas receitas de muffins, mas não estas de chocolate, para a minha filha, que, desde há pouco tempo, se tornou uma grande gulosa. Ando para comprar as formas adequadas para esses bolinhos, mas quando chego a casa do supermercado lembro-me sp que as esqueci… 🙂>beijinho
Hummm… quem não gosta de chocolate levanta a mão!! hehe
Akemi o Rapha ficou apaixonado. hehe Olha essa xícara foi motivo de muitas andanças, pois é dificil achar uma xícara pra criança, geralmente as peças são muito pesadas e quando coloca o liquido fica mais pesada ainda, sendo totalmente descartada a possibilidade de ser usada por uma criânça, e essa daí é louça mais é bem leve ele adora. 🙂>>Viviane fotos lindas são as suas querida! São profissionais. hehehe>>Cris realmente não tem erro. 🙂>>Luna o Rapha gostou sim. Olha falei pra você minha opinião sobre essência e extrato por email. >>Patrícia Scarpin vai treinando em?! risos>>Smas o Rapha come sim e adora, mas os bolinhos vendidos prontos nos supermercados não tem muita vez com ele não. 🙂>>Jê obrigada querida! Estou com saudades de falar com você. >>Carla Ventura obrigada pela dica das nozes, vou usar na próxima leva. >>Valentina e não é?! hehehe>>Goretti sua filhota vai adorar, e também é bem prático pra levar pra escola, trabalho.>>Silvia será que alguém levantou?! risos Fiquei curiosa.
Que bom que você gostou da receita, Lica! É super fácil e prática mesmo, não é? Agora eu também queria saber a diferença entre extrato e essência de baunilha, que você explicou para a Luna… Para mim, também eram a mesma coisa! Eu ponho baunilha em tudo, e uso aquela da Dr. Oetker. Acabei de olhar no vidrinho, e lá não está escrito nem extrato, nem essência. Faz um post sobre o assunto, Lica! Assim todo mundo fica sabendo… ;o) Beijos e obrigada por publicar mais uma receitinha minha! Fico muito orgulhosa, viu? :o)
Cinara olha o pouco que pesquisei eu acho que o extrato é bem mais forte, intenso que a essência. Vou conversar com a Valentina a respeito disso e ver se estou correta ai publico um texto. Olha suas receitas são ótimas. 🙂