Bolo de fubá com limão

Image and video hosting by TinyPic

Eu simplesmente amo tudo que o fubá pode causar ou transformar na cozinha, amo com todas a minhas forças. E o fubá também me traz a cabeça uma amiga querida a Akemi – que todos que passam por aqui a conhece e se não, click faça uma visita que você vai ter a melhor viagem gastronomica do seu dia. Fubá me lembra minha infância na fazenda com meus avós, me lembra meus dias no interior de Goiás, me lembra das canequinhas de ágata, me lembra perfume de café fresco se espalhando pela casa, me lembra toalha xadrez sobre a mesa, enfim me lembra a palavra “merenda”. E isso me faz feliz, o que te faz feliz?!

E quando coloquei os olhos sobre essa receita e justamente no blog da Letrícia, eu não poderia deixar de fazer e também tenho que falar sobre essa moça. Essa moça é “GENTE” no sentido mais completo e forte dessa palavra eu ainda não a conheço pessoalmente – tenho que dizer que cheguei perto e que não vai faltar oportunidade. Tenho que contar a vocês também que mãe dela proporcionou a mim e minha familia cafés da manhã inesquecíveis, com a mais delíciosa e maravilhosa geléia que já comi, e um almoço também – com um maravilhoso molho chutney. Enfim se você não conhece o blog “No calor do fogão”, não perca mais tempo.

Ingredientes:

Para a casquinha de açúcar:
1 xícara de açúcar de confeiteito
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão siciliano

Para o bolo:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de fubá
3/4 de xícara de açúcar
3 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte natural
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
3/4 de colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida e fria

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média.

Numa tigela grande, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Numa tigela pequena, misture o iogurte, os ovos, as raspas de limão e o extrato de baunilha. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa delicadamente com uma espátula de borracha até que tudo fique incorporado (não precisa bater).

Despeje a mistura na assadeira e agite-a levemente para que a massa se espalhe por igual.

Leve para assar por, pelo menos, 30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.

Enquanto isso, numa tigelinha, misture o açúcar e o suco de limão até formar uma calda grossa, mas fluida o suficiente para ser despejada sobre o bolo.

Quando o bolo estiver mais morno, desenforme-o no prato em que pretende servi-lo e despeje a calda por cima com a ajuda de uma colher. Cuide para que todo o topo do bolo esteja coberto. Espere até que a calda se transforme em uma casquinha antes de servir (não se preocupe, não demora muito).

Aqui uma foto péssima, mas dá pra vocês terem a noção da textura desse bolo que agora faz parte da minha lista top 10 de bolos para cafés.

Image and video hosting by TinyPic

Bom hoje o blogger ficou de mau comigo e não consegui colocar os links então vou deixar aqui o endereço dos blogs.

*No calor do fogão – http://www.nocalordofogao.blogspot.com
*Akemi – http://www.pecadodagula.blogspot.com

Anúncios

16 comentários sobre “Bolo de fubá com limão

  1. Letrícia – carinho vc merece todo mundo e eu não exagerei em nada é tudo isso que penso sobre vc querida.
    Agora o bolo que eu pensei que sobraria para o café da manhã visto que fiz para o lanche da noite, não sobrou nem farelo amiga, e já fiz 2 outrras vezes. rsrs
    Bjo

  2. Não paro de pensar nesse bolo desde que vi na Letrícia, agora vc não me deu outra opção senão ir pra cozinha! E obrigada por se lembrar da sua amiga-fubá aqui! kkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s