Verduras Recheadas Simples

Estava na casa do meu pai – foram dias bem divertidos e lá pude cozinhar a quatro mãos na companhia do meu irmão mais novo e foi uma experiência muito legal no melhor estilo: vamos provar – vamos ensinar – passar o pouco que sei pra ele que é um vegetariano convicto como o sobrinho mais novo. Sempre que viajo levo um livro pois sei que vou ter tempo não só para ler de fato como para contemplar as fotos e receitas e selecionar o que quero fazer e tal e dessa vez a bola foi “Jamie Viaja” um livro com fotos lindas e receitas super legais e a primeira do livro que foi feita foi essa escolha do meu irmão e olha devo dizer que é realmente divina e vou repetir em breve. O pitaco ficou pela troca a do queijo “feta” que não encontrei por “ricota defumada com pimenta” . O prato pode ser servido como prato único como eu fiz ou você pode servir uma carne junto ou até mesmo uma salada.

  • 2 tomates-salada grandes e firmes
  • 2 pimentões amarelos grandes
  • 2 pimentões vermelhos grandes
  • 100g de pistache sem casca
  • azeite honesto
  • 2 cebolas bem picadas
  • 4 dentes de alho finamente fatiados
  • 200 g de arroz de grãos longos
  • 1 colher (chá) de óregano seco
  • 1 pimenta vermelha fresca (dedo-de-moça), sem as sementes e picadas (eu não utilizei pois a ricota já tinha pimenta).
  • sal e pimenta-do-reino
  • 600ml de caldo de galinha ou de legumes
  • 200 g de queijo feta esfarelado (utilizei ricota defumada com pimenta)
  • folhas bem picadas de macinho de hortelã
  • folhas bem picadas de macinho de salsa
  • 1 colher (sopa) de purê de tomates (não utilizei – coloquei apenas o um pouco do caldo para assar os legumes)

Preaqueça o forno a 200 graus. Corte as partes de cima dos tomates e reserve. Com uma colher, tire com cuidado todo o miolo dos tomates, só deixando a polpa. Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento, deixando os cabinhos intactos. Com uma faquinha e uma colher, retire cuidadosamente as sementes. Coloque os tomate e pimentões, com os lados do corte para cima, em uma assadeira ou travessa de tamanho apropriado, para que fiquem acomadados confortavelmente.

Toste o pistache em uma frigideira seca, durante alguns minutos, virando-o de vez em quando, até começar a exalar seu maravilhoso perfume (eu amo pistache com todas as minhas forças). Soque-o no pilão sem pulverizar muito. Coloque um pouco de azeite na panela, baixe o fogo para o mínimo e, quando estiver quente, refogue a cebola e o alho por cerca de 10 minutos, até ficarem macios mas sem começar a dourar. Junte o arroz, o orégano, a pimenta vermelha e uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino. Acrescente 300ml de caldo e deixe no fogo por 7 a 10 mts, mexendo de vez em quando, para o arroz não pegar no fundo da panela. tire do fogo e misture a migalha de queijo, as ervas e o pistache (aí ja nasceu um arroz memorável). Rechei cuidadosamente os tomates e pimentões abertos com o arroz ainda quente, chegando até quase a borda. Coloque de volta as tampas nos tomates e regue com um pouquinho de óleo de oliva. Junte o purê de tomate ao restante do caldo e distrubua pela assadeira (eu utilizei apenas o caldo) nos intervalos entre os legumes. Cubra com papel alumínio, fechando bem e leve ao forno por 1 hora e 15 minutos ou até que as verduras estejam bem macias, retire o papel e deixe por 15 mts só para o arroz que está em cima fique levemente tostadinho.

 

*Fonte – Jamie Viaja

Anúncios

4 comentários sobre “Verduras Recheadas Simples

  1. Parece comigo , procurando receitas, fazendo experiências.Que delícia, amiga! A receita do Jamie foi bem escolhida.Delícia.
    Bj e boa semana,
    Lylia

  2. Olá Lica
    Adoreiconhecer o novo cantinho, está cheio de bom gosto para não falar na paparoca…tem cada prato melhor que o outro…adorei…Esta receita já me deu umas ideias para o jantar de hoje, obrigada!! E, parabéns!!
    Beijinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s