Caracóis de ricota com espinafre

Fiz um canelone para almoçar e o recheio do mesmo deu cria (nota- eu odeio quando isso acontece) mas por vezes erro no cálculo e o recheio sobra bastante, enfim fiquei com recheio no pote e depois de algumas horas a pensar veio o caracol de ricota na minha cabeça pois se faço forrobodó que é doce pensei o mesmo processo feito só que para um pão salgado daria certo e não é que deu mesmo. Ficou macio com sua camadas de massa se soltando com recheio marcante pelo sabor intenso do azeite honesto que utilizei e a cremosidade da mistura de ricota com creme de leite.

300g de farinha de trigo para pão
6g de fermento seco para pão
20g de açúcar
5g de sal
1 ovo mais leite morno até completar 210 a 220 ml (desta vez fiz com 215 ml)
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Misture metade da farinha com o fermento. Junte o açúcar e o sal. Despeje o ovo misturado com o leite, misture bem e rapidamente até ficar uma massa elástica e que levante bolhas. Junte o restante da farinha e a manteiga e misture com colher de pau com cuidado. Quando a farinha for toda absorvida, jogue a massa na mesa e comece a sovar até ficar macia e homogênea (10 a 15 minutos). Deixe descansar em lugar abafado até dobrar de volume.
Tire o filme, dê alguns soquinhos de leve na superfície e tire a massa do recipiente e coloque na bancada enfarinhada – abra a mesma em um retângulo e aplique o recheio que nesse caso foi: ricota amassada – espinafre (que foi previamente refogado com os temperinhos de sua preferência e devidamente escorrido e picadinho) –  creme de leite (para 300g de ricota eu utilizei 140g de creme de leite) – pimenta moída na hora – sal e azeite honesto – coloquei um pouquinho de azeitonas picadinhas. Espalhe esse recheio por toda a massa e enrole como se fosse um rocambole e nesse momento corte os caracóis em uma largura de +/- 2 dedos – coloque em assadeira enfarinhada e pincele com egg wash (mistura de ovo e água) polvilhe parmesão ralado e leve ao forno moderado até que esteja devidamente assado e douradinho.

 

Anúncios

8 comentários sobre “Caracóis de ricota com espinafre

  1. Djanira disse:

    Hummmmm, mto bommmmm!!!! E que recheio maravilhosooooo!!!! Tah no capricho gente!!!! Façam e comprovem!!!! Recomendo!!!! Bjssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s