Sei que fazer receita do terreiro do vizinho é complicado pois pelo menos na minha casa sempre faço as adaptações ao paladar do eleitorado em questão e com isso a essência da receita acaba se perdendo um pouco então prefiro chamar a receita assim “Kafta do jeito que eu gosto”, e vocês meu povo fazem adaptações nas receitinhas? Bom o que importa é que esses espetos são práticos e saborosos – pode servir com um arroz ou mesmo no recheio de pão sírio com uma salsa bem temperadinha.
Misture em 1kg de carne moída (utilizei acém), 3 dentes de alho picadinhos , 1 cebola grande bem picadinha ( ou passada no processador), 1 colher (sopa) zatar, 1 colher (sopa) de sal, pimenta moída na hora, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de manteiga, hortelã picadinha a gosto, cheiro verde picado a gosto, misture tudo até que a carne fique com uma liga aí pegue os espetos que devem ter sido colocados de molho numa água limpa, seque-os com um pano e vai moldando a carne no espeto. Depois é só levar a churrasqueira ou grill e deixar assar, dourar e depois amiga se joga no espeto de boi ralado com molhinho de pimenta esperto ou sirva com arroz ou recheio de um pão.
*Os espetos se não ficam de molho, tendem a queimar com o calor da churrasqueira. A colher utilizada na receita são de medidas e não do seu faqueiro mega luxo .
Oi Eli,
Essa receita de Kafta está perfeita, com todos os temperos que dão aquele gostinho da kafta verdadeira.
Parabéns pelo frango sunshine, a Akemi , no seu comentário, falou que copiou a receita de você. Uma delícia.Por isso que é bom visitar essas minhas amigas prendadas..
Bj e ótima quinta,
Lylia
Lylia o mais legal de blogar é estar sempre aprendendo coisa nova e ainda fazemos amizades maravilhosas.
Eli
Lylia eu já fiz muitas receitas da Clarice nem sei te mencionar um número de tantas que foram, e por isso que falo que blogar é máximo pois vc tem mil possíbilidade de mudar sua comidinha do dia a dia e ainda aprende coisas que talvez só aprenderia fazendo um curso. Super obrigada pela visita e volte sempre para tomar um café.
Eli
Olá, Eliana!
Esses seus espetinhos deram vontade de comê-los, rsrs.
Aprendi há muito tempo atrás a fazer kafta, mas na receita levava aquele pó do creme de cebola, pois a pessoa disse que era aquilo que dava a liga, se não colocasse, não funcionaria.
Como não sou nada chegada a esses pózinhos milagrosos (cheio de gosto de química), nunca mais me atrevi a fazer!
Agora com a sua receita, me animei!
Bjus e ótimo fim de semana (já é quase fim da semana, né mesmo?! rsrs)
Sandra – eu tenho medo dos pózinhos milagrosos também. 🙂 Mas pode ir com fé que dá a liga suficiênte para moldar os espetos, só é necessário um pouquinho de paciência.
Eli
ELI QUERIDA,
CARNE MOÍDA É SEMPRE BEM VINDA EU NÃO FICO SEM ELA DE JEITO NENHUM, RSRS.
A SUA RECEITA FICOU PERFEITA COM ESTES TEMPEROS, QUE DELÍCIA!
BEIJOS
Andréa – aqui também o boi ralado reina absoluto. 🙂
Eli
Sem comentário. Cara ótima. Imagino o sabor! Como sempre deve ter ficado divino, Bjão
Sonia – Obrigada é realmente bem gostosa essa kafta. 🙂
Oi, Eli,
A sua receita não é infiel à receita clássica não! rsrs. Os seus espetinhos ficaram lindos. Adoro cafta e não faço há anos, deu vontade, viu? rsrs.
Beijoca e bom fim de semana!