Kafta

Sei que fazer receita do terreiro do vizinho é complicado pois pelo menos na minha casa sempre faço as adaptações ao paladar do eleitorado em questão e com isso a essência da receita acaba se perdendo um pouco então prefiro chamar a receita assim  “Kafta do jeito que eu gosto”, e vocês meu povo fazem adaptações nas receitinhas? Bom o que importa é que esses espetos são práticos e saborosos – pode servir com um arroz ou mesmo no recheio de pão sírio com uma salsa bem temperadinha.

Misture em 1kg de carne moída (utilizei acém), 3 dentes de alho picadinhos , 1 cebola grande bem picadinha ( ou passada no processador), 1 colher (sopa) zatar, 1 colher (sopa) de sal, pimenta moída na hora, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de manteiga, hortelã picadinha a gosto, cheiro verde picado a gosto, misture tudo até que a carne fique com uma liga aí pegue os espetos que devem ter sido colocados de molho numa água limpa, seque-os com um pano e vai moldando a carne no espeto. Depois é só levar a churrasqueira ou grill e deixar assar, dourar e depois amiga se joga no espeto de boi ralado com molhinho de pimenta esperto ou sirva com arroz ou recheio de um pão.

*Os espetos se não ficam de molho, tendem a queimar com o calor da churrasqueira. A colher utilizada na receita são de medidas e não do seu faqueiro mega luxo .

Anúncios

10 comentários sobre “Kafta

  1. Oi Eli,
    Essa receita de Kafta está perfeita, com todos os temperos que dão aquele gostinho da kafta verdadeira.
    Parabéns pelo frango sunshine, a Akemi , no seu comentário, falou que copiou a receita de você. Uma delícia.Por isso que é bom visitar essas minhas amigas prendadas..
    Bj e ótima quinta,
    Lylia

  2. Lylia eu já fiz muitas receitas da Clarice nem sei te mencionar um número de tantas que foram, e por isso que falo que blogar é máximo pois vc tem mil possíbilidade de mudar sua comidinha do dia a dia e ainda aprende coisas que talvez só aprenderia fazendo um curso. Super obrigada pela visita e volte sempre para tomar um café.

    Eli

  3. Olá, Eliana!
    Esses seus espetinhos deram vontade de comê-los, rsrs.
    Aprendi há muito tempo atrás a fazer kafta, mas na receita levava aquele pó do creme de cebola, pois a pessoa disse que era aquilo que dava a liga, se não colocasse, não funcionaria.
    Como não sou nada chegada a esses pózinhos milagrosos (cheio de gosto de química), nunca mais me atrevi a fazer!
    Agora com a sua receita, me animei!

    Bjus e ótimo fim de semana (já é quase fim da semana, né mesmo?! rsrs)

    • Sandra – eu tenho medo dos pózinhos milagrosos também. 🙂 Mas pode ir com fé que dá a liga suficiênte para moldar os espetos, só é necessário um pouquinho de paciência.

      Eli

  4. ELI QUERIDA,
    CARNE MOÍDA É SEMPRE BEM VINDA EU NÃO FICO SEM ELA DE JEITO NENHUM, RSRS.
    A SUA RECEITA FICOU PERFEITA COM ESTES TEMPEROS, QUE DELÍCIA!

    BEIJOS

  5. Marly disse:

    Oi, Eli,

    A sua receita não é infiel à receita clássica não! rsrs. Os seus espetinhos ficaram lindos. Adoro cafta e não faço há anos, deu vontade, viu? rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s