Beringela a parmegiana com farofa

Minha paixão pelas beringelas já virou pauta até nos encontros de amigos – fora os comentários maldosos do meu filho mais velho mas com tudo isso, eu sigo amando a danada e fazendo de um tudo para que a “bichinha” permaneça firme e forte na minha mesa. Quando entrei na cozinha da Akemi e vi essa receita minhas antenas se ligaram e eu pedi pro mundo parar que eu queria descer. Isso é fantástico a farofinha é um luxo só eu diria que o gloss da receita a cereja do bolo e por aí vai.

3 beringelas pequenas
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
3 tomates sem sementes picadinhos
1 pacote de molho pronto de tomate (300g – usei sabor pizza)
1/2 xícara de água (use para”lavar” a embalagem de molho)
orégano a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
50g de queijo parmesão ralado
100g de muçarela em fatias

Farofa:
3 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1/2 xícara de farinha de rosca caseira
sal, pimenta do reino e orégano a gosto (a receita original sugere tomilho)

Corte as beringelas em rodelas de 7mm e deixe de molho em água e sal por cerca de 10 minutos. Escorra e enxugue em papel toalha e grelhe as beringelas em frigideira untada com azeite. Reserve.
Faça um refogado com alho e cebola. Junte os tomates, o molho pronto, a água e tempere levemente com sal, pimenta e orégano. Tampe e deixe apurando por cerca de 10 a 15 minutos até engrossar levemente e os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário.
Forre um refratário (usei um de 27cm) com um pouco de molho, espalhe uma camada de beringelas, cubra com molho, parmesão e mussarela, repita mais uma camada de beringela, molho e queijos e leve ao forno preaquecido a 200˚C por 15 a 20 minutos ou até os queijos gratinarem e o molho estiver borbulhante. Enquanto está assando, prepare a farofa. Na mesma frigideira que grelhou as beringelas, aqueça o azeite e junte a farinha de rosca. Mexa bem até ficar granulado e tempere a gosto. Continue misturando até dourar levemente. Polvilhe sobre a beringela gratinada e sirva com salada verde e fatias de pão italiano para não desperdiçar o molho delicioso!

Fonte – Pecado Gula

Anúncios

4 comentários sobre “Beringela a parmegiana com farofa

  1. Querida Eli, adorei a descrição que vc fez da farofinha! E é isso mesmo, parece coisa boba mas complementa o prato de um jeito surpreendente ne? Bjss e um bom domingo pra todos!

  2. Lica, eu fiquei imaginando nesses encontros de amigos eles fazendo uma intervenção com você e você dizendo “Meu nome é Eliana e eu sou uma viciada em beringelas”, hehehe. Bom pra mim que aproveito suas mil invenções com as danadas que eu adoro também! Beijos, querida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s