Minha paixão pelas beringelas já virou pauta até nos encontros de amigos – fora os comentários maldosos do meu filho mais velho mas com tudo isso, eu sigo amando a danada e fazendo de um tudo para que a “bichinha” permaneça firme e forte na minha mesa. Quando entrei na cozinha da Akemi e vi essa receita minhas antenas se ligaram e eu pedi pro mundo parar que eu queria descer. Isso é fantástico a farofinha é um luxo só eu diria que o gloss da receita a cereja do bolo e por aí vai.
3 beringelas pequenas
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
3 tomates sem sementes picadinhos
1 pacote de molho pronto de tomate (300g – usei sabor pizza)
1/2 xícara de água (use para”lavar” a embalagem de molho)
orégano a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
50g de queijo parmesão ralado
100g de muçarela em fatias
Farofa:
3 colheres (sopa) de azeite
cerca de 1/2 xícara de farinha de rosca caseira
sal, pimenta do reino e orégano a gosto (a receita original sugere tomilho)
Corte as beringelas em rodelas de 7mm e deixe de molho em água e sal por cerca de 10 minutos. Escorra e enxugue em papel toalha e grelhe as beringelas em frigideira untada com azeite. Reserve.
Faça um refogado com alho e cebola. Junte os tomates, o molho pronto, a água e tempere levemente com sal, pimenta e orégano. Tampe e deixe apurando por cerca de 10 a 15 minutos até engrossar levemente e os tomates derreterem. Corrija o sal se necessário.
Forre um refratário (usei um de 27cm) com um pouco de molho, espalhe uma camada de beringelas, cubra com molho, parmesão e mussarela, repita mais uma camada de beringela, molho e queijos e leve ao forno preaquecido a 200˚C por 15 a 20 minutos ou até os queijos gratinarem e o molho estiver borbulhante. Enquanto está assando, prepare a farofa. Na mesma frigideira que grelhou as beringelas, aqueça o azeite e junte a farinha de rosca. Mexa bem até ficar granulado e tempere a gosto. Continue misturando até dourar levemente. Polvilhe sobre a beringela gratinada e sirva com salada verde e fatias de pão italiano para não desperdiçar o molho delicioso!
Fonte – Pecado Gula
Querida Eli, adorei a descrição que vc fez da farofinha! E é isso mesmo, parece coisa boba mas complementa o prato de um jeito surpreendente ne? Bjss e um bom domingo pra todos!
Lica, eu fiquei imaginando nesses encontros de amigos eles fazendo uma intervenção com você e você dizendo “Meu nome é Eliana e eu sou uma viciada em beringelas”, hehehe. Bom pra mim que aproveito suas mil invenções com as danadas que eu adoro também! Beijos, querida!
que luxo essa receita..amei..e amei demais a farofinha delicia..bjo e bom domingo amiga..li
Eli, achei tanta coisa boa aqui hoje, parece que fazia um século que eu não aparecia!Já resolvi isso sendo seguidora, assim não perco nada!
Bjs e boa semana!!