Uma releitura do famoso bolo prestígio

cupcake prestigio

Essa releitura do famoso bolo prestígio e digo famoso porque quando era adolescente esse bolo era sucesso *estava assim na crista da onda (rs) aff, me entreguei agora com esse comentário – abafa. Bom o fato é que eu tinha que fazer um bolinho para cantar um parabéns pro meu filho agregado, aquele que não saiu da minha barriga mas foi chegando, chegando devagarinho, como quem não quer nada e conquistou um espaço enorme no meu coração.

Depois de quebrar a cabeça para fazer a escolha de um sabor, eu apostei todas as fichas nesse e não me arrependi, foi um sucesso!

Cupcake de chocolate indecente
Rendimento 8-12 cupcakes
Ingredientes
– 1 ovo
– 4 colheres de sopa de óleo
– 170g de iogurte natural (é um potinho)
– 1 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa de extrato de baunilha
– 1 pitada de sal
– 6 colheres de sopa de cacau em pó
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/2 colher de chá de fermento em pó
– 1 xícara de farinha de trigo
Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Junte o cacal, o sal, o bicarbonato, a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve.
2) Em uma tigela misture o ovo e o óleo e com a ajuda de um fouet bata até formar um creminho. Acrescente o iogurte, a baunilha e o açúcar e misture bem.
3) As colheradas misture os secos a mistura de iogurte. Bata bem até que a mistura esteja homogênea. É uma mistura mais liquida. Não se preocupe!
4) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar por 20-25 minutos. Faça o teste do palito para ver se estão prontos mesmo. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira-os para uma grade de resfriamento para que esfriem completamente e retire o miolinho para rechear os cupcakes.
Ganache de coco
Ingredientes
– 300g de chocolate branco
– 130g de creme de leite uht
– 125g de coco em flocos sem açúcar hidratados em 50ml de leite de coco (misture os dois e deixe descansando por 30 minutos)
Material: Saco de confeitar e bico perlê 1A da wilton
Modo de preparo
1) Pique o chocolate e enquanto isso aqueça (esquente até começar a sair fumacinha) o creme de leite. Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente só para ter certeza que o creme de leite está abraçando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e então mexa bem (sempre delicadamente) até que o chocolate esteja todo derretidinho. Caso isso não aconteça leve 30 segundos ao micro e mexa vigorosamente até derreter tudo! Acrescente o coco hidratado e cubra a ganache com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira até começar endurecer as bordas. No meu caso eu deixei fora da geladeira por 12h e ficou firme.
2) Prepare o saco de confeitar com o bico 1A e coloque a ganache nele. Recheie o cupcake e faça um cone de 4cm com a ganache saindo do cupcake. Se não ficar legal umedeça os dedos e modele o cone. Aliás se você não tiver o bico pode só furar a pontinha de um saco de confeitar descartável e recheie.
Ganache batida
Há quem chame de Whipped Ganache ou chantilly de chocolate.
Rendimento: 3 1/2 xícaras
Ingredientes
– 340g de chocolate meio amargo (pode usar o blend se você quiser algo mais doce)
– 1 xícara de creme de leite fresco (importantíssimo ser fresco!)
– 30g de coco em flocos para confeitar
– Material: Bico 1M da wilton e saco de confeitar.
Modo de preparo
1) Pique o chocolate e enquanto isso aqueça o creme de leite (esquente até começar a sair fumacinha). Coloque o creme de leite fervidinho sobre o chocolate e mexa delicadamente só para ter certeza que o creme de leite está abraçando o chocolate com carinho. Deixe descansar por 5 minutos e então mexa vigorosamente até que o chocolate esteja todo derretidinho. Cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Depois leve a geladeira por 6 horas.
2) Coloque a ganache na tigela da batedeira e bata em velocidade média alta (foto acima). A ganache vai clarear um pouco e vai incorporar ar, ou seja vai ficar fofinha e com uma textura de mousse. Mas todo cuidado é pouco! Não bata muito pois a ganache separa e fica com uma textura arenosa! Se isso acontecer… fique calma, respire fundo e derreta a sua ganache no microondas de 30 em 30 segundos. Misture bem e comece todo o processo novamente!
Fonte – Esse blog aqui
Anúncios

2 comentários sobre “Uma releitura do famoso bolo prestígio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s