Benefícios do vinho para a saúde

vinho

Além de ser uma bebida requintada e ideal para ocasiões e pessoas especiais, o vinho possui benefícios para saúde que muita gente desconhece. O consumo moderado reduz os riscos de doenças e efeitos negativos do sedentarismo, por exemplo, tudo comprovado cientificamente.

Entenda:

Por causa do grau de álcool e dos compostos fenólicos que contém, foi provado que entre os beneficios do vinho está a prevenção de doenças cardíacas, cancros e diminuição a progressão de doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer ou Parkinson.

De acordo com pesquisadores, os componentes não alcoólicos presentes no vinho (flavonóides e resveratrol), assumem o papel de antioxidante, impedindo que moléculas conhecidas como “radicais livres” causem danos celulares no organismo. O resveratrol também é associado à prevenção de coágulos de sangue e acumulação de placa nas artérias, evitando doenças cardiovasculares. O “Néctar dos deuses” além de ser o ingrediente principal desse brigadeiro aqui, ajuda a aumentar o colesterol das proteínas de alta densidade, ou seja, o “colesterol bom”.

Até mesmo pessoas que sofrem com hipertensão, tabagismo, obesidade e diabetes, podem se beneficiar com o consumo moderado de vinho. Além dos benefícios acima, outras vantagens emocionais e de saúde estão presentes na bebida. Diminuição do risco de pedras nos rins, aumento de expectativa de vida, auxilia a desfazer gorduras ruins no organismo, inibe a multiplicação do vírus causador de herpes, regula o humor, melhora a digestão, ajuda controlar o sono e aumenta o QI.

Outro estudo publicado no FASEB Journal, um dos principais meios de biologia do mundo, revelou que o vinho tinto pode amenizar os efeitos negativos do sedentarismo no organismo humano, como retardar a deterioração óssea e muscular causados por quem não pratica atividades físicas. Vale lembrar que a bebida não substitui os exercícios.

Todos os benefícios são calculados no uso moderado de um cálice de vinho tinto fermentado por dia. O consumo exagerado causa problemas diversos, como riscos de derrame e problemas no coração causados pelos componentes com álcool. Outras contraindicações devem ser consultadas com um médico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s