Além de ser uma bebida requintada e ideal para ocasiões e pessoas especiais, o vinho possui benefícios para saúde que muita gente desconhece. O consumo moderado reduz os riscos de doenças e efeitos negativos do sedentarismo, por exemplo, tudo comprovado cientificamente.
Entenda:
Por causa do grau de álcool e dos compostos fenólicos que contém, foi provado que entre os beneficios do vinho está a prevenção de doenças cardíacas, cancros e diminuição a progressão de doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer ou Parkinson.
De acordo com pesquisadores, os componentes não alcoólicos presentes no vinho (flavonóides e resveratrol), assumem o papel de antioxidante, impedindo que moléculas conhecidas como “radicais livres” causem danos celulares no organismo. O resveratrol também é associado à prevenção de coágulos de sangue e acumulação de placa nas artérias, evitando doenças cardiovasculares. O “Néctar dos deuses” além de ser o ingrediente principal desse brigadeiro aqui, ajuda a aumentar o colesterol das proteínas de alta densidade, ou seja, o “colesterol bom”.
Até mesmo pessoas que sofrem com hipertensão, tabagismo, obesidade e diabetes, podem se beneficiar com o consumo moderado de vinho. Além dos benefícios acima, outras vantagens emocionais e de saúde estão presentes na bebida. Diminuição do risco de pedras nos rins, aumento de expectativa de vida, auxilia a desfazer gorduras ruins no organismo, inibe a multiplicação do vírus causador de herpes, regula o humor, melhora a digestão, ajuda controlar o sono e aumenta o QI.
Outro estudo publicado no FASEB Journal, um dos principais meios de biologia do mundo, revelou que o vinho tinto pode amenizar os efeitos negativos do sedentarismo no organismo humano, como retardar a deterioração óssea e muscular causados por quem não pratica atividades físicas. Vale lembrar que a bebida não substitui os exercícios.
Todos os benefícios são calculados no uso moderado de um cálice de vinho tinto fermentado por dia. O consumo exagerado causa problemas diversos, como riscos de derrame e problemas no coração causados pelos componentes com álcool. Outras contraindicações devem ser consultadas com um médico.