Esse é meu bolo de infância foi também a paixão do meu pai – e por conta dele eu aprendi a fazer o que chamo de melhor mané pelado do mundo, essa receita que vou colocar aqui vai te render um bolinho de mandioca de comer de joelhos e se precisar de uma sobremesa surpreendente ele também vai se transformar nela. O mas engraçado é pensar que eu acredito que nem um goiano pensou que aquele bolo servido como quitanda em todas as casas, e vendido aos montes em todas as padarias da cidade poderia ter uma apresentação tão linda e saborosa, isso só me faz acreditar cada vez mais que a cozinhar é sempre estar fazendo mágica, transformando e acrescentando pode sair misturas surpreendentes.
Mané Pelado com Sorvete de Coco, Calda de Maracujá e Azeite Orgânico
Para o bolo:
- 500 g de mandioca ralada (rale naquele lado do ralinho para queijo)
- 300 g de queijo minas curado ralado (no ralo grosso)
- 300 g de açúcar
- 4 ovos
- 200 ml de leite de coco
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- manteiga para untar
- açúcar refinado para polvilhar
Numa tigela grande junte a mandioca, queijo, açúcar, ovos, leite de coco, leite, manteiga e misture tudo muito bem. Unte e polvilhe a forma com açúcar e deite a massa sobre a mesma leve ao forno preaquecido a 180 graus por +/- 1 hora ou até que esteja dourado.
Para o Sorvete: 800ml de creme de leite, 200ml de leite de coco, Adoce com açúcar a seu gosto (se preferir pode adoçar com leite condensado) bata com mix ou liquidificador e leve a sorveteira.
Para servir: Um pedaço do bolinho, uma boa bola de sorvete por cima e uma colher de maracujá por sobre o sorvete – regue com um bom fio de azeite orgânico e sirva.
Para servir seis pessoas você vai precisar 2 maracujás que estejam com bastante poupa.