Tempos atrás eu postei no instagram a foto deste bolinho e recebi muitos *zémail’s pedindo a receita, que eu logo fui respondendo que em breve ela iria passar nessa passarela e hoje venho cumprir a promessa. Falar de um bolinho de chocolate não é difícil , bom não deveria ser pois chocolate é paixão mundial é difícil encontrar alguém que não morra por esse alimento que tem seus encantos. Eu me propus a fazer um bolinho simples, leve, macio, fofo, e com recheio cremoso – mas queria que fosse um bolinho que todos conseguissem reproduzir em casa, pois por aqui passam muitas pessoas que estão começando a se familiarizar com as panelas agora e acho que se fosse um ganache um suspiro, um creme que precise de termômetro e tal, ela logo iria desistir, então coloquei meu lado Nigella mas uma vez pra funcionar e saiu essa belezinha.
Para o bolinho
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga
- 4 colheres (sopa) de rum
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata na batedeira a manteiga, açúcar e gemas. Até ficar uma mistura fofa e clara. Acrescente sem bater a farinha e o chocolate em pó alternando com o leite e o rum. Misture delicadamente o fermento em pó e depois as claras em neve. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada (eu utilizei uma assadeira de mini bolinhos – mas você pode usar a assadeira que tiver disponível ) e leve para assar em forno médio. Faça o teste do palito.
Para o recheio eu utilizei creme de avelãs com cacau e pedaços de avelãs da marca Casíno , para coroar como o toque final, raspas de chocolate meio amargo.
*Durante o dia eu volto com mais dicas, e também falando do Encontro Gourmet – Curta a página do Feijão No Prato no Facebook e se você gosta do conteúdo dessa cozinha compartilhe.