Pão rústico de figo turco

pao de figo turco

Para participar deste evento mega legal, eu preaqueci o forno e o AP também né bonita (rs), mas no final tudo valeu muito, pois o resultado foi DEMAIS, um pão rústico, perfumado, macio mas com sua casca pronunciada – enfim amei. A escolha deste pão veio da mémoria de ter comido este mesmo pão que trouxe um dia do que é pra mim o mago dos pães aqui em Sampa, Rogério Shimura, quando comi me encantei e sabia que dia iria reproduzir aqui no cafofo e esse dia chegou. Pensa em uma pessoa feliz?! Sim sou eu, com meu próprio pão de figo turco.

Para reproduzir ; 750 g de farinha de trigo branca – 50 g de farinha de trigo integral – 35 g de farinha de centeio – 460 mililitros de água fria – 20 g de fermento biológico fresco – 200 g de figo seco picado – 10 g de sal marinho.

Preparo – Coloque na batedeira, as farinhas. Adicione a água e o fermento e bata por cinco minutos. Junte o figo e o sal e bata por mais 4 minutos até desgrudar da tigela. Transfira para um bowl, cubra com filme plástico e deixe descansar por 40 mts. Quando estiver 50% maior, sove a massa para eliminar bolhas de ar. Divida sove a massa em três partes e modele como desejar e deixe descansar por mais 15 mts. Faça três cortes transversais em cada pão, coloque em uma assadeira polvilhada de farinha de trigo, leve ao forno moderado (190g) preaquecido, por 15 mts e depois diminua o forno para 160g e asse por mais dez minutos, até ficarem dourados.

*O evento você pode conferir aqui.

WBD

Anúncios

5 comentários sobre “Pão rústico de figo turco

    • Angela super obrigada querida, olha eu morri 3 vezes quando comprei esse pão na lojinha do Shimura, e na hora eu já bati o olho e me apaixonei mais estava tão encantada de conhecer o Shimura que é pra mim o mago dos pães, que nem me dei conta direito do que estava levando, quando cheguei em casa, coloquei minhas comprar numa linda tábua de bambu e aí sim minha ficha caiu e eu percebi o que ERA aquele pão. Hoje fiquei imensamente feliz com a escolha da receita e com o resultado. 😉

  1. Aqui em casa só eu sou apaixonada por figo turco, mas tenho sempre, porque acho que ele, assim como outras frutas secas, substituem muito bem aquela vontade por doce após almoço. Só pra contrariar, nesse momento acabou meu figo… Gosto de pães rústicos e esse evento merece bons pães!
    Beijos, Lica!

    • Gina, eu adoro figo turco alias eu sou como como você amo frutas secas, o tal bolo de reis é um caso de amor eterno meu, pois as frutas ficam demais entremeadas naquela massa – isso sem falar no panetone que pra mim tem que ser de frutas. Eu nunca tinha participado desse evento, mas com convite tão querido da Angela eu não pensei duas vezes, mas queria um pão que tivesse me marcado de alguma maneira, que tivesse por traz uma história e esse pão é bem isso. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s