Catchup Caseiro

cachup

É sempre melhor comer sem culpa ou sem preocupação do tipo, isso tem muito conservante ou corantes e tals, né não?! Principalmente quando temos que alimentar e formar bons hábitos em crianças, então minha dica é : faça esse delicioso, simples e fácil catchup caseiro e nunca mais vai querer comprar um catchup no supermercado eu garanto (rs).

Ingredientes:
1 kg de tomate débora
2 latas de tomate pelado em cubos (com o líquido)
1 talo de salsão
1 cebola
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de semente de erva-doce
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
3 colheres (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
½ xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo:
Leve uma panela cheia de água (cerca de metade do volume) ao fogo alto. Enquanto isso, lave os tomates. Com uma faca, corte um ‘x’ na base de cada tomate. Prepare uma tigela com água e gelo. Quando a água na panela começar a ferver, coloque os tomates e deixe cozinhar até que a pele comece a se soltar. Com uma escumadeira, retire e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda mais facilmente. A partir do corte em ‘x’, puxe a pele e descarte. Repita com todos os tomates.

Em uma tábua, divida os tomates ao meio, descarte as sementes e corte em cubinhos. Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Lave e fatie o talo do salsão e descarte as folhas.

Leve a panela ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue a cebola por cerca de 3 minutos, até dourar. Junte o alho e o salsão e refogue por mais 1 minuto. Misture o coentro em pó, as sementes de erva-doce, o gengibre em pó, o cravo-da-índia em pó, o sal e a pimenta-do-reino.

Adicione os tomates picados e o enlatado com o líquido. Regue com a água e misture. Quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até reduzir à metade.

Desligue o fogo e transfira o molho para o liquidificador. Bata até ficar liso, pressionando bem a tampa com um pano de prato – isso evita que o vapor empurre e abra a tampa.

Volte o molho para a panela, junte o açúcar e o vinagre e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar – lembre que, quando esfriar, o molho vai engrossar mais.

Transfira para vidros esterilizados com fechamento hermético e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver frio, tampe e mantenha na geladeira por até 3 semanas.

caseiro

*Fonte – Receita da Rita Lobo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s